Dia Internacional de Combate à Homofobia: seja contra o discurso de ódio!

Dia Internacional de Combate à Homofobia: seja contra o discurso de ódio!

CRPMT 18

O CRP18-MT, por meio da Comissão de Psicologia e Diversidade de Gênero e Sexual, lança hoje, 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, uma campanha de sensibilização sobre o tema. O objetivo da entidade é conscientizar profissionais da Psicologia quanto à reprodução de discursos de ódio, bem como a prática ou conivência com qualquer ato que caracterize a conduta discriminatória à população LGBTQIA+.

Coordenadora da Comissão de Psicologia e Diversidade de Gênero e Sexual, a psicóloga Vanessa Rosa Nogueira, explica que a data é utilizada mundialmente para marcar o dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID). Isto ocorreu em 17 de maio de 1990.

Este ano, a campanha de conscientização do CRP18-MT expõe os diferentes discursos de ódio proferidos à população LGBTQIA+. “A campanha tem como objetivo sensibilizar a categoria para a importância de conhecer e debater as questões de gênero e sexualidade. Outro ponto importante é alertar as (os) profissionais de Psicologia para a não reprodução de discursos de ódio e/ou que não façam posicionamentos pautados no preconceito e na discriminação, uma vez que a (o) profissional é vedada (o) a praticar ou ser conivente com qualquer ato que caracterize este tipo de conduta, conforme preconiza o Código de Ética”, enfatiza a conselheira do CRP18-MT.

Para conferir a campanha lançada pelo Conselho, acesse as redes sociais da entidade, no Facebook e Instagram.