Delegados do CRP18-MT participam da 1ª APAF de 2022

Delegados do CRP18-MT participam da 1ª APAF de 2022

CRPMT 18

Representando os profissionais da Psicologia em Mato Grosso, conselheiros do CRP18-MT participaram da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF), realizada neste final de semana, em Brasília (DF). O encontro é o último antes das eleições para os Conselhos Regionais e da Consulta Nacional para o Conselho Federal de Psicologia (CFP), previstas para agosto. Como resultado da Assembleia, foram aprovadas sete resoluções e duas notas técnicas.

Criada no II Conselho Nacional de Psicologia, em 1996, a APAF é uma instância deliberativa do Sistema Conselhos, composta por delegadas (os) dos Conselhos Regionais e Federal que se reúnem pelo menos duas vezes ao ano. Além do presidente do CRP18-MT, Gabriel Henrique de Figueiredo, também participaram como delegados regionais, a secretária Olga Cabelho, a conselheira Kamila Cristina da Costa e o conselheiro Ismael Pereira dos Santos.

“As edições da APAF representam muito objetivamente o lugar de propor estratégias para os desafios que se impõem ao nosso país diante de tantos cenários cada vez mais singulares e desafiadores”, destacou a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes.

Nos dois dias de deliberações, os delegados debateram pautas de interesse da Psicologia no Brasil em diferentes áreas de atuação. Dentre os destaques está a resolução que trata da Psicoterapia como Psicologia, com o estabelecimento de parâmetros para o exercício. A APAF também aprovou o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas “Aluízio Lopes de Brito”, submetendo ao CFP a validação profissional e ética de novas práticas e uma Resolução sobre Ouvidorias, visando fortalecer a participação democrática da categoria.

Foram aprovadas ainda resoluções relacionadas à proteção de direitos humanos, como a atuação de psicólogas (os) junto a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e normas de atuação para profissionais em relação à diversidade de orientações sexuais.

Notas técnicas – Durante a APAF, as notas técnicas aprovadas dizem respeito à publicidade e divulgação do exercício profissional da Psicologia nas redes sociais; e orientações para o atendimento de casos de Alienação Parental.

A Assembleia foi transmitida ao vivo em todas as redes sociais do CFP. Os vídeos com os debates na íntegra podem ser acessados, clicando AQUI.

* Com informações do CFP