Curso para psicólogo perito examinador de trânsito começa na próxima semana

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do laboratório de Psicologia do trânsito e transporte, oferece o curso de capacitação para psicólogo perito examinador de trânsito, em Cuiabá. A capacitação acontece aos sábados e domingos, das 8h às 17h e começa na próxima semana, nos dias 24 e 25 de setembro. O objetivo é capacitar o psicólogo para realizar a avaliação psicológica em candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mudança de categoria em candidatos a postos de trabalho como condutores de veículos automotores.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) institui no Código Brasileiro de Trânsito, e determina por meio da Resolução 267 do ano de 2008, que todos os candidatos à CNH devem submeter-se ao exame de avaliação psicológica, sendo este preliminar, obrigatório e eliminatório. Além disso, os psicólogos devem realizar o curso de capacitação da avaliação psicológica e de perito examinador de trânsito, para o exercício desta atividade.

As aulas serão expositivas, com visitas técnicas documentadas, aplicação e avaliação de técnicas e instrumentos psicológicos, vídeos, entre outros. Serão oferecidas as seguintes as disciplinas: Psicologia do trânsito e prevenção de acidentes; metodologia da pesquisa aplicada à Psicologia do trânsito; inter-relação da Psicologia do trânsito com legislação de trânsito; inter-relação da Psicologia do trânsito com psicologia social; inter-relação da Psicologia do trânsito com saúde pública; peritagem e elaboração de documentos; inter-relação da Psicologia do trânsito com educação e cidadania no trânsito; normas e procedimentos da avaliação psicológica; inter-relação da Psicologia do trânsito com engenharia de trânsito; ética profissional, e ensaio monográfico.

A certificação será expedida pelo Departamento de Apoio à Extensão (DAEX) da UFSC e entregue ao aluno em até 30 dias após a conclusão do curso, observados a frequência, documentação e verificação da aprendizagem nas disciplinas e a nota da monografia. O corpo docente é composto pelo professor doutor da UFSC, Silvio Serafim da Luz Filho; a professora doutora da Universidade Federal do Paraná, Iara Picchioni Thielen; a professora mestre da Universidade do Sul de Santa Catarina, Ana Maria Lima da Luz; o professor Eduardo Jasson Loureiro Muniz Moita, dentre outros.

Mais informações e inscrições pelos telefones: (048) 99367189 e 99494534, ou pelo e-mail: serafim@cfh.ufsc.br.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação