CRPMT participa do VI Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos

CRPMT participa do VI Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos

CRPMT 18

A conselheira Zeni Luersen representará o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) no VI Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia. O evento será realizado no dia 28 de junho, na sede do Conselho Federal, em Brasília, e contará com o lançamento da publicação Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs.

A publicação tem por base entrevistas realizadas com pessoas que passaram por práticas que pretendiam promover a mudança de orientação sexual ou de identidade de gênero. O produto alcançado é fruto do trabalho conjunto e articulado das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia.

A CDH/CFP, por conta do Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia (17 de maio), reafirmou seu compromisso nesse enfrentamento e na defesa dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais. A comissão defende que a(o) psicóloga(o) baseie seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O CFP lembra que, ao falar de LGBTfobia, uma das dificuldades encontradas é a falta de estatísticas oficiais. Enquanto governos de vários países, preocupam-se em levantar dados que ajudem a entender a realidade da comunidade LGBT local, o Brasil toma poucas atitudes nesse sentido. Alguns estados, como o Rio de Janeiro, produzem relatórios sobre violência motivada por LGBTfobia, mas essa não é uma prática comum e não existe em níveis federais. Sendo assim, é necessário recorrer ao trabalho de organizações não-governamentais para obter dados mais abrangentes e atualizados.