CRPMT participa de discussão do CRPMS sobre atuação de psicólogas(os) na assistência social

CRPMT participa de discussão do CRPMS sobre atuação de psicólogas(os) na assistência social

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) fez uma participação especial em reunião aberta realizada no dia 16 de outubro pelo CRP14-MS, que abordou a temática “A política de assistência social e a atuação das(os) psicólogas(os)”. O evento, transmitido via Google Meet e acompanhado pelos profissionais locais, também contou com a colaboração de Valdete Barros Martins, da Frente Sul-Mato-Grossense em Defesa do SUAS.

Segundo a representante do CRP18-MT, Camila Rodrigues Francisco, que é colaboradora da Comissão de Psicologia na Assistência Social, o evento refletiu sobre o trabalho social das(os) psicólogas(os) com atenção especial aos serviços de acolhimento e os desafios e possibilidades de atuação em nível municipal e estadual. “Os desafios de atuação são compartilhados com os profissionais do Serviço Social e, nesse sentido, fortalecemos também a discussão sobre o trabalho interdisciplinar como algo indispensável para a atuação no SUAS”, frisa.

Foram debatidas estratégias criativas de enfrentamento deste que é considerado um período difícil para o sistema público de assistência social. “Nas considerações finais, destacou-se a importância de fomentar espaços de diálogo dos conselhos regionais, que são instâncias de fiscalização e orientação da profissão, considerando o momento de desmonte das políticas públicas e em especial da assistência social”, salienta a psicóloga.

Para Camila, a participação na reunião foi de grande importância pela possibilidade de promoção do diálogo entre os conselhos e, especialmente, pelo fato de o CRP14-MS estar implantando sua Comissão de Assistência Social. “Essa troca potencializa esses espaços formativos de atuação das comissões”, avalia ela, ressaltando que a íntegra do encontro está disponível no Facebook da autarquia sul-mato-grossense.