CRPMT leva apoio à população LGBT durante 16ª Parada da Diversidade de Cuiabá

CRPMT leva apoio à população LGBT durante 16ª Parada da Diversidade de Cuiabá

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participou ativamente da 16ª edição da Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá, realizada no sábado (22 de setembro) e que contou com recorde de público. A presidente da autarquia, Morgana Moura, e várias(os) profissionais estiveram presentes, levando o apoio do Sistema CFP/CRPs à população LGBT, ressaltando a importância do atendimento psicológico e reafirmando sua posição contrária à patologização das identidades trans.

De acordo com os organizadores, a 16ª Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá reuniu cerca de 15 mil pessoas, desde sua concentração, na Praça Ipiranga, no Centro Histórico, até o término com shows na Orla do Porto. O evento, que teve como tema “Viver é um ato Político – Nosso Voto, Nossa Voz!”, atraiu a atenção de vários candidatos às eleições deste ano, que assinaram compromisso em defesa dessa população, tanto no âmbito estadual como federal.

Várias entidades e grupos organizados também estiveram presentes e seus representantes subiram ao caminhão de som para falar aos participantes da Parada. A presidente do CRP18-MT, Morgana Moura, em sua fala, reafirmou o compromisso da autarquia com a população LGBT e com a diversidade. Principalmente por conta dos últimos acontecimentos de discriminação e violência que vem ocorrendo no estado e no país e dos ataques que o Sistema CFP/CRPs vem sofrendo por conta de suas posições em relação ao assunto, explicou.

O CFP, por exemplo, editou a resolução 01/2018, que veda a prática de discriminação e a patologização das identidades trans por parte das(os) profissionais psicólogas(os). “Houve ataques recorrentes e isso mostra que, na verdade, o ataque não é à categoria, mas à população LGBT. Então hoje o CRPMT vem reafirmar a importância do atendimento a integralidades, o atendimento que prevê a diversidade, o acesso sem preconceito, sem patologização da identidade trans”, frisou.

O CRP18-MT vem dando apoio e suporte à 16ª Parada da Diversidade LGBT desde seu lançamento e essa disposição foi elogiada pela ONG Livremente, que organiza a Parada. “Para nós é um imenso prazer e uma grande alegria termos como parceira nos eventos da nossa entidade uma instituição como o CRPMT, porque foi através dela que nós tivemos grandes avanços em relação às pautas LGBT. Nos auxiliaram em todas as demandas que levávamos”, enalteceu Alexsanders Virgulino da Silva, diretor de Comunicação da Livremente.

Ele lembrou que dentro da comunidade LGBT há muitas pessoas que sofrem agressões e são vítimas de preconceito, o que acaba afetando-as psicologicamente. Tanto o trabalho do CRPMT como dos psicólogos, então, se tornam primordiais no auxílio a essa população, salientou Alex. “Inclusive está dentro dos Direitos Humanos essa questão da saúde mental da nossa população. Agradecemos imensamente o trabalho feito com a nossa comunidade”, finalizou.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação