CRPMT inicia formação da Comissão de Psicologia Jurídica

CRPMT inicia formação da Comissão de Psicologia Jurídica

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) fará o segundo encontro da Comissão de Psicologia Jurídica no dia 27 de junho, às 8h30, na sede da autarquia. O objetivo é iniciar a formação do grupo e, para isso, o CRPMT convida psicólogos interessados e atuantes na área para participarem, contribuindo para o enriquecimento dos debates, planejamentos e deliberações.

Os trabalhos foram iniciados no dia 30 de maio, quando o CRPMT realizou uma reunião com vistas à composição da Comissão. Ela contou com a participação de psicólogas (os) atuantes no âmbito do Poder Judiciário das Comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, dentre elas (es) representantes do Juizados Especiais, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Cuiabá, da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh)/Sistemas Penitenciário e Socioeducativo.

A coordenadora da Comissão de Psicologia Jurídica, Olga Santana, destaca que se trata de uma iniciativa pioneira no CRP18. “Não há discussões anteriores diretamente relacionadas ao campo de atuação do psicólogo na interface com o Poder Judiciário”, frisa.

A conselheira explica ainda que a criação da comissão foi instituída pelo III Plenário, em consonância com as demandas do IX CNP e II COREP. Seu objetivo é discutir as mais diversas questões que envolvem o fazer da (do) psicóloga (o) junto ao sistema de Justiça, promovendo práticas psicológicas que estejam em consonância com os preceitos éticos e legais da profissão.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação