CRPMT é signatário de petição em defesa da jornada de 30 horas semanais

CRPMT é signatário de petição em defesa da jornada de 30 horas semanais

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) é signatário da Petição Pública em Defesa do PL 1214/2019, que fixa a duração do trabalho da(o) Psicóloga(o) em até 30 horas semanais. A deliberação pela adesão ao documento foi decidida em plenária realizada no dia 17 de outubro. Após a coleta pública de adesões, o documento será encaminhado aos parlamentares do Congresso Nacional.

O documento, subscrito também pelos demais entes do Sistema Conselhos, além da Federação Nacional das(os) Psicólogas(os) (FENAPSI), Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), solicita o apoio da sociedade brasileira em favor de Dez Razões para a aprovação da proposta.

Entre as razões estão as dificuldades inerentes à profissão; o impacto na saúde das(os) psicólogas(os) de expedientes extenuantes; o fato de a jornada de até 30 horas já ser prevista na legislação de parte considerável de municípios e estados; a isonomia entre as(os) trabalhadoras(es) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS); a melhoria da eficiência e da qualidade do trabalho; necessidade de aperfeiçoamento profissional contínuo; entre outras.

A petição, portanto, reconhece a importância de uma carga de trabalho nesses moldes, considerando as peculiaridades inerentes ao exercício da profissão e seu papel essencial no atendimento em saúde e nas políticas sociais. Por conseguinte, é uma proposição que beneficia a qualidade de vida da população brasileira em seu acesso à saúde mental e nas diversas políticas públicas sociais nas quais a Psicologia se faz presente.

Clique AQUI e leia a íntegra da Petição.