CRPMT e entidades ligadas ao FENPB repudiam decisões na condução da Covid-19
Esta semana, o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) emitiu nota de repúdio referente às decisões tomadas pelo Governo Federal e Ministério da Saúde na condução da pandemia da Covid-19. O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em conjunto com instituições que integram o FENPB, assinou a nota.
As decisões pautadas na irresponsabilidade, inverdade, negacionismo, desrespeito à população, descrédito à ciência, falta de planejamento e gerenciamento, incentivo a atitudes contrárias à prevenção da doença, dentre outras barbáries não podem mais ser aceitadas.
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) está entre os 22 conselhos apoiadores da nota emitida pelo FENPB e reforça a importância e a necessidade da vacinação para toda a população brasileira.
Medidas imediatas precisam ser tomadas para que, especialmente, os grupos de maior risco de morte e internação sejam priorizados. Como, trabalhadoras e trabalhadores da saúde e assistência social que atuam nas frentes de combate à Covid-19; profissionais da educação, idosas/os, pessoas com deficiência e comorbidades, comunidades indígenas e quilombolas.
Vivenciamos recentemente uma situação gravíssima em Manaus (AM), causada não somente pela covid-19, descontrolada, mas principalmente pelo descaso e desrespeito à vida. Vidas foram interrompidas por falta de um item básico para a sobrevivência, o oxigênio. O que aconteceu com a população manauara é inaceitável, sendo necessária alguma reação antes que todas as unidades federativas vivam a mesma situação.
Acesse a íntegra da nota.