CRPMT disponibiliza referências técnicas para atuação junto aos povos indígenas

CRPMT disponibiliza referências técnicas para atuação junto aos povos indígenas

CRPMT 18

 

 

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) integrou na terça-feira (8 de novembro) as atividades do Segundo Eixo do Programa de Qualificação em Saúde Mental do Estado de Mato Grosso: Saúde Mental Indígena. A autarquia foi representada pelo conselheiro Thiago Aiamari Kavopi e a técnica do CREPOP Jackeline Jardim Mendonça. Na oportunidade foi disponibilizada a publicação “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) junto aos povos indígenas”, do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A formação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), irá qualificar 58 profissionais de saúde que exercem suas funções dentro das aldeias de Mato Grosso, com uma carga horária de 40h semanais. O projeto foi elaborado a partir da parceria entre a ESP-MT, a Área Técnica de Saúde Indígena da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da SES e as(os) profissionais de cinco Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do estado, que são referência em saúde mental para seus territórios.

Thiago Aiamari Kavopi salienta que a entrega da referência técnica para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas é um ato que fortalece a relação institucional entre o Conselho e os cinco DSEIs de Mato Grosso. “A qualificação em saúde mental ofertada pela SES, através da Escola de Saúde Pública, às(aos) profissionais que atuam na saúde indígena é de extrema importância porque é um campo de atuação que exige um olhar específico e diferenciado. Assim, considerando o contexto histórico, social, individual e cultural”, explica.

Jackeline Jardim Mendonça acrescenta que as(os) representantes do CRP8-MT também falaram sobre o Grupo de Trabalho de Psicologia e Povos indígenas da autarquia, que está produzindo materiais para a categoria. Além de orientar as(os) presentes em relação a como obter a versão em PDF gratuita e entregar versões impressas das Referências Técnicas para cada DSEI participante. A Referência pode ser acessada AQUI.