CRP18/MT faz entrega de novas Carteiras de Identidade Profissional

Novas Carteiras de Identidade Profissional (CIP) foram entregues pelo Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18/MT), na quarta-feira (23), na sede do Conselho. A CIP é reconhecida como uma cédula de identidade e sem ela o psicólogo não pode atuar como profissional.
Participaram da solenidade de entrega, a presidente do CRP18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, e a conselheira Mirvana Spinola Barbosa, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Na ocasião, algumas informações sobre a profissão, funcionamento do CRP, código de ética e foram repassadas aos novos profissionais.
Recém-formada em psicologia, Dyescica Gonçalves da Silva, solicitou o documento provisório para poder atua como profissional. Para ela, a CIP representa mais segurança na hora de trabalhar. “Eu já tinha em vista alguns empregos e estava insegura por não ter a carteira. Agora, eu também tenho o Código de Ética atualizado em mãos”, pontuou. A psicóloga ressaltou ainda a representação do Conselho para os profissionais. “É bom saber que em caso de dúvidas eu posso recorrer ao Conselho. Essa estrutura dá mais segurança na atuação profissional”, frisou.
As CIPs podem ser solicitada em três modalidades; a provisória destinada aos recém-formados com validade de dois anos; a secundária, para psicólogo de uma determinada região que desejam atuar esporadicamente fora da sua região e a solicitação de transferência, que ocorre quando um profissional muda de Estado e passa a atuar em outra região. O CRP18/MT alerta para a importância da aquisição das carteiras, de acordo com o local de atuação do profissional, pois cada região tem a sua particularidade.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação