CRP/18 realiza última entrega de carteiras do ano

Ocorreu ontem (14) a última solenidade de entrega de Carteiras de Identidade Profissional (CIPs) de 2011 do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT). A próxima edição do evento, que ocorre uma vez por mês, está marcada para a terceira semana de janeiro de 2012. O primeiro documento é provisório, válido por dois anos e entregue apenas durante as solenidades. Sem o registro no CRP, o psicólogo não poderá atuar como profissional.
A presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho, Mirvana Spinola Barbosa, falou sobre a importância da entrega da CIP. “A solenidade é o marco de um compromisso firmado com o CRP/18 MT, é o momento que o psicólogo passa a ser um profissional legalizado, além de receber informações fundamentais para carreira, é quando se esclarecem as primeiras dúvidas”, relatou a conselheira. 
De acordo com a presidente do CRP/18, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, a carteira de identidade profissional representa o início de uma carreira respaldada pelo compromisso com a ética. “O Conselho está aberto para apoiar todos vocês neste ingresso no mercado de trabalho e durante todo o período de atuação. A CIP é a sua nova carteira de identidade, que marca o início da carreira de cada um”.
A psicóloga Arlete Maria Marques de Deus é registrada no CRP desde 2005. Com a divisão do Conselho e a criação do CRP/18, a profissional solicitou a troca do documento para a nova região. Segundo ela, o desmembramento foi uma conquista para os profissionais. “A proximidade dá a oportunidade de estarmos presentes e atuantes com a nossa região, vou ter muito prazer em participar diretamente do CRP/18”, afirmou.
Data prorrogada - Com a criação do novo Conselho todos os profissionais que abrangem a nova região devem efetuar a troca da CIP. O prazo para a troca de carteira do CRP/14 para o CRP/18 foi prorrogado para o dia 16 de janeiro de 2012, devido ao recesso de final de ano do órgão, que será de 23 de dezembro de 2011 a  03 de janeiro de 2012. O CRP é um órgão orientador e fiscalizador do profissional e atua de acordo com a legislação prevista para a carreira de psicólogo.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação