CRP18-MT reúne profissionais em etapa regional preparatória do CONPAS

CRP18-MT reúne profissionais em etapa regional preparatória do CONPAS

CRPMT 18

 

Cerca de 50 profissionais da Psicologia do Centro-Oeste participaram da etapa regional das rodas de conversa preparatórias para a Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para dezembro de 2021. O encontro virtual foi organizado pela Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP18-MT no dia 18 de março e abordou as necessidades e dificuldades de psicólogas (os) com atuação no SUAS. A etapa preparatória antecipa as conferências municipais e estaduais.

Em todo o Brasil foram realizadas cinco rodas de conversas preparatórias regionais, conforme orientação da Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do CFP. No Centro-Oeste, a representante é a psicóloga e conselheira do CRP18-MT, Sheila Gomes.

Coordenador da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP18-MT, o psicólogo George Moraes de Luiz, explica que o objetivo dos encontros é consultar os profissionais com atuação no SUAS em relação às demandas mais relevantes da assistência social.

“Cada etapa da conferência auxilia na identificação das necessidades da categoria para dar melhor subsídios à atuação da CONPAS. Todas as considerações elencadas serão organizadas em um caderno, distribuído aos profissionais. O documento trará os resultados dessas discussões, com sugestões e orientações importantes”, frisa.

Na roda de conversa organizada pelo CRP18-MT, foram convidados o professor de Psicologia da UFMT Amailson Sandro de Barros e a psicóloga Maria Julia da Silva Pereira, Presidente do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal. Em pauta, os temas controle social e a necessidade de formação e qualificação profissional, precariedade de financiamentos e assédio moral.

“Os profissionais que desejam participar da Conferência Nacional, em dezembro, devem antes participar também das etapas municipais e estaduais. Nestes encontros são eleitos os delegados representantes de cidades e estados para a etapa nacional. Em virtude da pandemia, é bem provável que as conferências sejam virtuais”, salienta George.

Em 2021, o tema da CONPAS é “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento está marcado para acontecer de 7 a 10 de dezembro. Já as etapas municipais serão realizadas de 12 de abril a 30 de julho e as estaduais, de 2 de agosto a 30 de outubro.