CRP18-MT realiza V Encontro Mato-Grossense de Psicologia na Assistência Social – EMAPAS

CRP18-MT realiza V Encontro Mato-Grossense de Psicologia na Assistência Social – EMAPAS

CRPMT 18

Nos dias 15 e 16 de setembro o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) promoveu mais uma edição do Encontro Mato-Grossense de Psicologia na Assistência Social (EMAPAS).

A edição V do EMAPAS foi realizada no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Compondo a mesa de abertura o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Pedro Paulo Bicalho, presidente do CRP18-MT João Henrique Magri Arantes, a conselheira e Comissão de Psicologia na Assistência Social Juliana Costa Serra, Carine Muller da UNIVAG, e Cristina Saito da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC).

A coordenadora da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP18-MT, Juliana Costa Serra expressou a importância do evento na abertura, “O V Emapas é muito importante para a comissão, pensamos com muito carinho e muita dedicação. O IV Emapas aconteceu de forma online devido a pandemia e sentimos necessidades de estarmos de forma presencial para termos contato com os profissionais e estudantes com objetivo de discutirmos todos os temas pertinentes da psicologia na assistência social”.

 “Em 2005 estávamos vendo o SUAS nascer, apenas em 2005 conseguimos ver que necessitávamos dessas políticas, como essa de assistência social, e temos muito orgulho, pois na construção dessas políticas a psicologia brasileira se tornou obrigatória em todas os equipamentos do SUS”, expressou Pedro Paulo Bicalho.

João Henrique Arantes, presidente do CRP18-MT mencionou que o evento foi organizado para oportunizar diálogos, reflexões e atualizações em relação a área de conhecimento e atuação profissional na política pública da assistência social.

 

Primeiro dia

Compondo a primeira mesa redonda, “A psicologia na Proteção Social Básica: Enfrentamento da insegurança alimentar e reconstrução do SUAS” Márcio Aparecido Colleti, membro da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS), Pedro Paulo Bicalho, presidente do CFP, Juliana Ferreira do Nascimento, psicóloga conselheira do CRP18-MT e técnica de referência no CRAS.

Encerrando a programação do primeiro dia, a mesa “Proteção Social Especial: Psicologia e interseccionalidades” ministrada pelos profissionais do interior de Mato-Grosso, Neuziane Ule de Souza do CREAS de Primavera do Leste, Junio Alves do CREAS de São Felix do Araguaia e pela Profa Titular de Psicologia Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gislayne Cristina Figueiredo.

 

Segundo dia

O segundo dia do encontro contou com a mesa “Controle e participação social”, a mesa “Fragmentação da intersetorialidade no SUAS” , mesa “Atendimento à população LGBTQIA+ no SUAS”, e encerrando a programação do segundo dia “Formação:  Práticas Grupais como estratégia de coletivização na Política de Assistência Social” que contou com o Projeto de Extensão “Brincar e Viver em Comunidade”

O EMAPAS de 2023 buscou atender a necessidade de retomada da discussão sobre o compromisso social da psicologia frente a reconstrução do SUAS, a necessidade de qualificação dos serviços prestados e a reafirmação da identidade profissional das psicólogas na Política Nacional de Assistência Social.

 

Confira a galeria de fotos do evento aqui