CRP18-MT promoverá Roda de Conversa para discutir atuação da Psicologia na garantia de direitos fundamentais da pessoa privada de liberdade
A atuação da Psicologia na garantia de direitos fundamentais da pessoa privada de liberdade será tema de uma Roda de Conversa, no dia 12 de abril, às 15h. Promovida pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) através da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça. O evento será transmitido pelo canal do Conselho no YouTube: CRPMT.
O tema será debatido com enfoque nas garantias de direitos à saúde da pessoa privada de liberdade, a projetos de educação e trabalho com vistas à reintegração social, das populações vulneráveis no Sistema Penitenciário (LGTBQIA+ /Pessoas com transtornos mentais em conflitos com a Lei), e no combate às violências institucionais.
A abertura será feita pela psicóloga membro da equipe da Coordenação de Saúde do Sistema Penitenciário de Mato Grosso e integrante da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça, Olga Adoracion L.C. Santana, que fará uma contextualização do trabalho da psicóloga no Sistema Penitenciário Brasileiro e do Estado. Ela ressalta a importância de abordar o assunto. “O objetivo é apresentar e debater aspectos referentes à atuação da Psicologia na garantia de direitos fundamentais da pessoa privada de liberdade, e ressaltar a importância da psicóloga em contextos de privação de liberdade como garantidor de direitos humanos e promotor de saúde”.
Olga Santana, que também é ex-conselheira do CRP18-MT e permanece como integrante da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça, destaca que “O evento propiciará o compartilhamento de experiências, o reflexo sobre os desafios dessa prática, bem como trará entendimento para estudantes de Psicologia e profissionais que se interessam pelo campo de trabalho em prisões”.