CRP18-MT promove roda de conversa sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

CRP18-MT promove roda de conversa sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

CRPMT 18

“Esquecer é permitir, lembrar é combater” é o tema da roda de conversa com profissionais da Psicologia, promovida pelo CRP18-MT nesta terça-feira (18). O evento será realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes e tem como objetivo promover o debate com profissionais atuantes nas políticas públicas e em consultório (participar e/ou atendimento social). A roda de conversa acontece a partir das 19h, no canal do CRP18-MT no Youtube.

Para a roda de conversa foram convidados integrantes de diferentes comissões do CRP18-MT, justamente para ampliar o debate a respeito do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Entre os temas discutidos está a atuação profissional diante destes casos no setor público e privado, importância da articulação intersetorial e a assistência aos agentes da violência.

Confira a programação da Roda de Conversa:

* Abertura – Contextualização do “18 de maio” e importância para a Psicologia

Gabriel Henrique de Figueiredo (presidente do CRP18-MT)

* A atuação profissional frente à demanda (violência sexual) nas políticas públicas: a referência técnica do CREPOP e particularidades da Assistência Social

Junio de Souza Alves (integrante da Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP18-MT, psicólogo no CREAS Araguaia, de São Félix do Araguaia – MT)

* A importância da articulação intersetorial e o papel da rede de proteção no enfrentamento à violência sexual

João Henrique Magri Arantes (integrante da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça do CRP18-MT, psicólogo na DEDDICA, de Cuiabá – MT)

*Bloco de perguntas

Mediador: Gabriel Henrique de Figueiredo (presidente do CRP18-MT)

* A atuação profissional em consultório (particular e atendimento social): o compromisso ético em situações de revelação de violência sexual e quebra do sigilo profissional

A confirmar

* A Psicologia na assistência ao autor de violência sexual contra crianças e adolescentes

Olga Adoracion Santana (conselheira, coordenadora da Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça do CRP18-MT)

*Bloco de perguntas

Mediador: Gabriel Henrique de Figueiredo (presidente do CRP18-MT)