CRP18-MT promove live sobre atuação de profissionais da Psicologia na rede pública de ensino

CRP18-MT promove live sobre atuação de profissionais da Psicologia na rede pública de ensino

CRPMT 18

A atuação de profissionais da Psicologia e Serviço Social na rede pública de educação básica é tema da live promovida pela Comissão de Educação do CRP18-MT, nesta quinta-feira (17). O debate contará com a participação de membros do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MT) e especialistas na área de educação.

A “Oficina Regional para a Regulamentação da Lei 13.935” será mediada pelo coordenador da Comissão de Educação do CRP18-MT e psicólogo da Secretaria de Educação de Alto Taquari (MT), Carleandro Roberto de Souza. Ele explica que a temática faz parte das discussões do CRP-18 e que em diferentes ocasiões o Conselho cobrou a presença de profissionais da Psicologia na educação como forma de compor equipes multidisciplinares nas escolas.

“É de extrema importância que a rede pública de educação básica possa contar com este atendimento mais integral, que só uma equipe multidisciplinar pode oferecer. O objetivo da lei 13.935 é promover avanços no processo de aprendizado e formação social de estudantes, além de proporcionar trabalho direto da equipe multidisciplinar junto as família, gestores, funcionários e também ao corpo docente. Além de contribuir, ainda, para a consolidação do ensino público inclusivo, de qualidade e com garantias de direitos”, complementa Carleandro.

Em março deste ano, a Comissão de Educação do CRP-18 MT realizou uma reunião com a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) para apresentação das prerrogativas da Lei à pasta. Na época, a entidade se colocou à disposição do órgão para tratar do assunto e encaminhamentos relacionados à sua implantação.

A live contará também com a participação das integrantes da Comissão de Educação do CRP18-MT, Adriane Vargas Barbosa, psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e especialista em impactos da violência na escola pela Fiocruz e em assistência interdisciplinar em saúde mental/álcool e outras drogas pela UFMT; e Henriett Marques Montanha, psicóloga pela Universidade de Uberada, doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Representando o CRESS-MT, estará a conselheira e coordenadora do GT Educação e mestre em Política Social, Luzinete Magalhães.

O debate será realizado pelo canal do CRP18-MT no Youtube, com início às 19h. O envio de perguntas e comentários aos participantes deve ser feito pelo email educação.cultura@crpmt.org.br. As dúvidas não abordadas neste encontro serão encaminhadas à Comissão para posteriores atividades do grupo.