CRP18-MT promove atividades em comemoração ao Dia do Psicólogo

CRP18-MT promove atividades em comemoração ao Dia do Psicólogo

No mês de agosto uma série de atividades estão programadas pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) para comemorar o Dia do Psicólogo. Durante todo o mês, a realização de cursos, debates, palestras e seminário marcarão a data. Eventos acontecerão em Cuiabá e também no interior do Estado, atendendo a um dos objetivos da atual gestão de levar o Conselho até os profissionais de outros municípios de Mato Grosso.

De acordo com o presidente do CRP18-MT, Alcindo José Rosa, a ideia da entidade é estar mais próximo dos psicólogos no mês em que a categoria celebra sua data. Considerada uma das ciências mais antigas da humanidade, a Psicologia tem sua origem na Grécia Antiga, por volta de 200 a.C. Na época, os primeiros pensadores começaram a formular teorias a respeito do comportamento, do saber e da psique/alma humana. No Brasil, os cursos de formação específica em Psicologia tiveram início nos anos 50 e a regulamentação da profissão ocorreu em 1962. Em Mato Grosso, são mais de 2,5 mil psicólogos registrados no CRP18-MT.

Dando continuidade ao Projeto “CRP18-MT em Diálogos com o Interior”, o Conselho chega ao município de Barra do Garças, nos dias 3 e 4 de agosto para mais uma edição. A ação será realizada na Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (UNIVAR) e contará com rodas de conversa sobre Políticas Públicas de Assistência Social, Saúde e Educação, além de discussões a respeito do cenário atual do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Depois de Barra do Garças, a iniciativa será realizada em Cáceres, no dia 14 de agosto, e em Rondonópolis nos dias 26 e 27 de agosto. Estudantes e psicólogos dessas cidades e municípios próximos que participarem do projeto receberão declaração emitida pelo CRP18-MT atestando a presença nas atividades.

Para o presidente do Conselho, a avaliação da entidade sobre o projeto é extremamente positiva. A iniciativa, que já percorreu cidades como Primavera do Leste e São Félix do Araguaia, reunindo psicólogos para importantes discussões. “Um dos objetivos do projeto é não só promover esses debates, como também registrar a presença do CRP18-MT nas cidades do interior. É importante que os profissionais tenham conhecimento sobre o Conselho e sua atuação. Felizmente, esses encontros têm nos dado esta oportunidade”, conta Alcindo.

Outra ação desenvolvida pelo CRP18-MT para psicólogos do interior acontecerá entre os dias 7 a 9 de agosto, com a realização da terceira turma do Curso de Mediação e Conciliação. Formada por profissionais de diversos municípios do Estado, a turma é a última do curso ministrado desde o dia 13 de julho. Coordenada pela integrante da diretoria do Conselho, Marisa Helena Alves, o curso teve uma grande procura por parte dos psicólogos, sendo necessária a divisão dos inscritos em três turmas. “Superou e muito nossas expectativas a quantidade de interessados”, acrescenta a psicóloga.

Em Cuiabá, o Conselho organizará no dia 29 de agosto o Seminário IV “Implicações da Psicologia Histórico Cultural para a Educação: questões teórico-práticas”, no auditório 1 do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  O seminário faz parte da série promovida pela Comissão de Educação do CRP18-MT que ainda organizará o último seminário em setembro.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação