CRP18-MT participa de roda de conversa sobre formação e ética na profissão com estudantes de Psicologia de Lucas do Rio Verde

CRP18-MT participa de roda de conversa sobre formação e ética na profissão com estudantes de Psicologia de Lucas do Rio Verde

CRPMT 18

Representantes do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participaram na última quinta-feira (04) de uma roda de conversa com estudantes de graduação do curso de Psicologia do Centro Universitário La Salle (Unilasalle/Lucas), do município de Lucas do Rio Verde. O encontro com as estudantes tratou sobre a formação e a atuação ética na profissão.

Participaram de forma online Jackeline Mendonça, Assessora Técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP18-MT; Ana Carolina Oliveira, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia, Diversidade de Gênero e Sexual do CRP18-MT; e Milena Filippo, agente de orientação e fiscalização do CRP18-MT.

O professor e coordenador do curso de Psicologia da UniLaSalle/Lucas Adilson Santos, afirmou que a formação se pauta principalmente no compromisso ético com a profissão e que o contato com o CRP18-MT desde a graduação é essencial. “Esse contato é de fundamental importância, uma vez que favorece uma relação mais estreita com o CRP, o que já fomenta a instituição como uma peça essencial para a execução ética da Psicologia. Esse movimento de aproximação amplia a visão das nossas acadêmicas sobre qual a melhor relação com o CRP18-MT, que passa a ser visto como importante parceiro da profissional de Psicologia desde a formação”, declarou.

Adilson Santos ainda falou sobre a participação das estudantes de Psicologia no evento, que aproveitaram a presença de representantes do CRP18-MT para sanar diversas dúvidas. “Desde questões práticas, como a relação com os pacientes, como atender uma pessoa em sofrimento, até questões conceituais e teóricas, como por exemplo, como resolver os principais dilemas do nosso tempo. Certamente, uma das questões mais recorrentes trata de compreender como as questões éticas são contempladas pelo Código de Ética da profissão”, destacou.

Jackeline Mendonça, Assessora Técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) do CRP18-MT, ressaltou a ampla participação das estudantes de Psicologia no evento. “Se considerarmos o retorno das alunas a partir das questões levantadas após a apresentação, a participação foi muito rica pois levou a reflexões e perguntas interessantes e bastante pertinentes. O evento foi excelente, dentro do objetivo proposto, e nós tivemos uma participação das estudantes que foi muito enriquecedora. Fiquei contente com as dúvidas que seguiram de perto a temática levantada que versava sobre ética, resoluções e defesa de direitos humanos”, afirmou.

Ana Carolina Oliveira, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia, Diversidade de Gênero e Sexual do CRP18-MT, enfatizou a relevância de se discutir a ética e conduta dos profissionais da Psicologia. “Conseguimos articular bem a discussão sobre a necessidade das profissionais da Psicologia se aterem às dimensões de gênero e sexualidades e suas articulações com a cultura no exercício do cuidado, reiterando nosso dever em fazer cumprir as resoluções que orientam nossa conduta profissional, não compactuando jamais com discursos LGBTfóbicos, misóginos e machistas e suas intersecções”, declarou.

Já Milena Filippo, agente de orientação e fiscalização do CRP18-MT, salientou a importância do contato do CRP18-MT com as estudantes. “A aproximação do Conselho com a formação profissional desde a graduação é um movimento de grande importância, para além das orientações, por ser uma oportunidade de convidar as estudantes para engajar nas atividades do conselho, como nas Comissões Temáticas, Grupos de Trabalhos e Eventos”, conta.