CRP18-MT participa de Plenária Negra realizada pelo Conselho Federal de Psicologia com o tema: “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”

CRP18-MT participa de Plenária Negra realizada pelo Conselho Federal de Psicologia com o tema: “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”

CRPMT 18

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou na última sexta-feira (28/07) e sábado (29/07), a plenária negra “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”. A atividade reuniu representantes do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o país – composto pelo CFP e os 24 Conselhos Regionais – e marca o compromisso da Autarquia na promoção de ações afirmativas inclusivas e reparatórias, com foco no reconhecimento e acolhimento das diversidades que compõem a sociedade e o próprio Sistema Conselhos.

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participou do evento representado pela Conselheira Vice-Presidente e membra da Comissão de Relações Étnicos-Raciais na Psicologia, Maria Aparecida de Amorim Fernandes e pela Conselheira Camiéle Benedita do Carmo, coordenadora da Comissão de Relações Étnico-Raciais na Psicologia.

“Foi um evento muito importante. Presenciamos e tivemos conhecimento de que existem pesquisadoras(es) das temáticas raciais e que existem vários artigos e resultados que nos colocam diante de uma questão na qual nós, Sistema Conselhos de Psicologia, precisa estar atento para o fortalecimento da defesa dos direitos das pessoas negras neste país”. Relatou Maria Aparecida de Amorim Fernandes.

“A plenária negra mostrou a importância de falar sobre uma psicologia antirracista para as demais categorias, para as demais psicólogas. Voltamos extremamente carregadas com muita bagagem para trabalhar, munidos de conhecimento teóricos”. Mencionou Camiéle Benedita do Carmo