CRP18-MT participa de comemoração dos 10 anos do Projeto Dignidade

CRP18-MT participa de comemoração dos 10 anos do Projeto Dignidade

CRPMT 18

O CRP18-MT foi uma das entidades presentes na cerimônia de comemoração aos 10 anos do Projeto Dignidade no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). Criado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) o projeto tem garantido a dignidade, segurança e direito à população LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade. Entre os resultados da iniciativa está a implantação da ala Arco-Íris, uma das primeiras criadas no Brasil.

O evento foi organizado pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) da Sesp-MT, em parceria com a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Atenção e Atendimento da População LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade no Estado de Mato Grosso. Durante a programação, diversas ações voltadas para visibilidade foram oferecidas a 18 reeducandos da ala Arco-Íris. Autoridades presentes também discursaram sobre a importância da iniciativa para a garantia de direitos e respeito à população LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade.

Representando o CRP18-MT, esteve presente a psicóloga Ana Carolina Silva Oliveira, também representante do CRP18-MT na Comissão de Atenção a Política de Tratamento da População LGBTQIA+ em situação de prisão em Mato Grosso.

Atualmente, de acordo com a Sesp-MT, além do CRC, Mato Grosso conta com unidades penais que possuem ala específica para pessoas LGBTQIA+ nas cidades de Água Boa, Rondonópolis e Sinop e no CRC. Ao todo, são 60 reeducandos nestas alas.

* Com informações Sesp-MT