CRP18-MT participa das discussões para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá

CRP18-MT participa das discussões para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) integrou as discussões realizadas no âmbito dos encontros regionais que subsidiarão a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, nos dias 14 e 15 de junho, em Cuiabá. O evento, que tem como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, tem como objetivo propor e deliberar diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social.

Representante do CRP18-MT nos encontros regionais, a conselheira Kamilla Cristina da Costa, da Comissão de Ética (COE), explica que as Conferências de Assistência Social são importantes espaços para a avaliação da Política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS aos usuários e usuárias.

São também espaços democráticos onde diferentes atores dentro do Sistema têm a oportunidade de dar sua contribuição para o aperfeiçoamento do serviço que é prestado à população. Nesse sentido foram realizadas quatro reuniões preparatórias: dia 18 de abril, no Centro de Convivência de Idosos Maria Inês França Auad, no CPA III (região Norte); no dia 26 de abril, Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro, no bairro Altos do Coxipó (região Sul); no dia 4 de maio, no Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Duarte, bairro Dom Aquino (região Leste); no dia 10 de maio no Centro de Referência de Assistência Social Jardim Novo Colorado (região Oeste).

Em todas elas estiveram em pauta cinco eixos norteadores dos debates: “Financiamento”; “Controle social”; “Articulação entre os segmentos”; “Serviços, programas e projetos”; “Benefício e transferência de renda”. Além disso foram escolhidos os delegados que participação da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá, nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Senai Porto.