CRP/18 MT participa da II Semana da Psicologia em Juína

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) participou da II Semana da Psicologia, realizada pela Associação Juinense de Ensino Superior do Vale de Juruena (AJES), por meio do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena, de 24 a 26 de agosto, no município de Juína, a 737 km de Cuiabá. O conselheiro e presidente da Comissão de Orientação e Ética, Jair José Schuh, representou o CRP/18 MT no evento, cujo tema foi “Psicologia para o século XXI - Saúde Mental: integração e qualidade de vida”.

O evento buscou integrar profissionais e alunos em discussões que ofereçam possibilidades de retomar as concepções presentes em todo o arcabouço teórico-prático da saúde mental. Ao propor modos distintos de visualizar as questões relativas às patologias, os debates puderam colaborar na construção de novas modalidades de intervenção junto aos grupos considerados excluídos.

Saúde mental no século XXI; saúde mental e qualidade de vida; e inclusão dos alunos especiais no processo de ensino regular, foram alguns dos temas abordados. Jair Schuh ministrou a palestra “Lançando um olhar acerca da ética na Psicologia”, e segundo ele, a participação dos estudantes foi estimulante. “Abordei a importância do código de ética na constituição da profissão. Além disso, trabalhei a questão da ética durante a avaliação psicológica. Tivemos muitos questionamentos práticos e a palestra rendeu muitos debates”, frisa o conselheiro.

Jair Schuh afirma que as discussões acerca da saúde mental no interior do Estado estão fortes e os estudantes, integrados. “Durante o evento, vimos a participação maciça de profissionais e alunos, inclusive de outros cursos. Isso mostra que os debates vão muito além da Psicologia, e englobam toda a sociedade. Além de discussões, os alunos apresentaram trabalhos realizados por eles e até apresentaram um teatro sobre o tema. Todos estavam envolvidos com o evento”, ressalta.

 

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação