CRP18-MT Participa da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

CRP18-MT Participa da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), representado pelo Psicólogo e Conselheiro estadual de saúde, Leonardo José Araújo Campo, marcou presença na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CEGTES). O evento, que ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, entre os dias 10 e 12 de junho de 2024, reuniu uma diversidade de profissionais da saúde, representantes de instituições de ensino, sindicatos, e outros conselhos profissionais.

A conferência teve como objetivo principal discutir, planejar e propor diretrizes e políticas públicas voltadas para a gestão do trabalho e da educação no setor de saúde em Mato Grosso. Durante o evento, foram avaliadas as condições atuais de trabalho e educação na saúde, identificados desafios e oportunidades de melhoria, e desenvolvidas políticas e estratégias para fortalecer o setor. Entre os temas abordados estavam a gestão do trabalho na saúde, a educação permanente dos profissionais, a integração ensino-serviço e a análise das políticas públicas existentes, além da proposta de novas políticas.

Contribuições e Deliberações

Durante a conferência, foram propostas diversas iniciativas para a formação e capacitação contínua dos trabalhadores da saúde. As discussões apontaram que, no contexto pós-pandemia, os trabalhadores da saúde estão muito fragilizados, com a saúde mental sendo um dos focos principais. A conferência culminou em deliberações visando melhorar as condições de trabalho e a educação dos profissionais de saúde, reforçando o compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Entrevista com Leonardo José Araújo Campo

Em entrevista, Leonardo ressaltou a importância da conferência para os psicólogos e outros profissionais do SUS. "A gestão do trabalho, educação e saúde são temas importantíssimos para a nossa categoria, e isso repercute diretamente na saúde mental do trabalhador e da população", afirmou. Ele também destacou a necessidade de participação dos psicólogos no controle social, afirmando que é uma ferramenta essencial para o avanço das políticas públicas no Brasil.

Entrevista com Tatiane Da Costa Correa, Delegada de Várzea Grande

Tatiane, que participou da conferência como delegada representando o município de Várzea Grande no segmento de trabalhadora, compartilhou sua experiência:

"Participei da segunda Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde como delegada representando o município de Várzea Grande no seguimento de trabalhadora. Participei pela primeira vez de uma conferência que o foco era nós trabalhadoras, isso foi de suma importância para mim que sou servidora do SUS e que atua na ponta, com atendimentos aos usuários e que passa por várias situações que interferem e prejudica os atendimentos a essa clientela. Nós somos as pessoas que fazem o SUS acontecer, sendo assim temos que ser ouvidas nas nossas demandas, e esse espaço democrático de controle social foi ideal para que essas discussões ocorressem. Foram aprovadas propostas que vão ajudar a melhorar os atendimentos das servidoras do SUS em todos os âmbitos (estrutura física, financeiro, educação permanente, capacitação, relações interpessoais, saúde mental, ocupacional, etc). É de suma importância a nossa participação enquanto profissional da área da saúde mental, para que sejam levantados pontos em relação à saúde mental das trabalhadoras do SUS e pontuar a importância de cuidar dos cuidadores. Temos que buscar um trabalho digno, seguro, humanizado, equânime, democrático e bem remunerado para nós trabalhadoras do SUS."

Impacto para a Comunidade

Leonardo concluiu que o resultado deste evento trará melhorias significativas para a comunidade, especialmente no que diz respeito à saúde mental dos trabalhadores da saúde. "Uma das principais discussões que estamos tendo aqui é a saúde desse trabalhador, e principalmente a saúde mental. Está diretamente envolvida com a psicologia e com os profissionais psicólogos", acrescentou.

A participação do CRP18-MT na 2ª CEGTES reafirma o compromisso do conselho com a defesa e garantia dos direitos dos profissionais de psicologia e com a promoção de políticas públicas que valorizem e qualifiquem todos os trabalhadores da saúde em Mato Grosso.