CRP18-MT discute desafios da Luta Antimanicomial em roda de conversa virtual

CRP18-MT discute desafios da Luta Antimanicomial em roda de conversa virtual

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) convida as profissionais a participarem, no dia 24 de maio, a partir das 15h30, do evento virtual “Políticas Públicas de Saúde Mental como Direito - Desafios da Luta Antimanicomial”. Transmitida via canal do YouTube da autarquia, a roda de discussão contará com a participação das psicólogas Soraia Miter Simon, Daniela Santos Bezerra e Darci Bezerra, com mediação da vice-presidente, a conselheira Maria Aparecida de Amorim Fernandes.

A ideia é estimular a categoria a dialogar, refletir e engajar-se em função da Luta Antimanicomial e da realidade da Saúde Mental no estado, de modo a apresentar à sociedade o posicionamento da Psicologia em Mato Grosso na defesa de políticas públicas de qualidade e no enfrentamento às políticas de isolamento, discriminação e estigmatização da população com transtorno mental.

O Conselho defende que as políticas públicas de saúde mental sejam humanizadas e fortaleçam a autonomia dos sujeitos e a defesa de seus direitos humanos, além de ressaltar a importância das medidas de prevenção, ambulatoriais e de intervenção precoce.

O 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, explica Maria Aparecida de Amorim Fernandes, é um ponto de reflexão e a partir dele uma série de ações, sejam elas realizadas pelo CRP18-MT ou com sua participação, tem o sentido de discutir e de pontuar o que é preciso e o que se quer no contexto das políticas de saúde mental. “O evento traz três profissionais importantes no contexto da luta antimanicomial, que estão à frente de alguns serviços ou que pesquisam essa questão. Então o evento terá um papel importante como o momento de reflexão do próprio 18 de Maio e da luta, que é contínua, é diária”, frisa.

As convidadas

Daniela Santos Bezerra é psicanalista e membro do Laço Analítico/ Escola de Psicanálise, é especialista em Psicologia Hospitalar e Administração Hospitalar, mestre e doutora em Psicanálise, pós-doutoranda em Psicologia Clínica e técnica da área de Saúde Mental da SES-MT.

Darci Bezerra é assistente social e coordenadora técnica de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, especialista em Saúde e Políticas Sociais e em Gestão Clínica com foco em Saúde Mental. Possui ainda graduação em Filosofia.

Soraya Miter Simon é assistente social, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, mestre em Política Social e coordenadora de Saúde Mental de Várzea Grande.

 

 

Serviço

“Políticas Públicas de Saúde Mental como Direito - Desafios da Luta Antimanicomial”

•          DATA DO EVENTO: 24/05

•          HORÁRIO DE INÍCIO: 15h30

•          HORÁRIO FIM: 16h45

•          LOCAL: YouTube do CRP18-MT