CRP18-MT dialoga com alunos do curso de Psicologia da UFMT

CRP18-MT dialoga com alunos do curso de Psicologia da UFMT

CRPMT 18

Na última quarta-feira (26/04) a conselheira e coordenadora da Comissão de Educação do CRP18 MT Karine Araújo foi uma das convidadas da aula de Tópicos Especiais em Teorias Psicológicas na Educação, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O objetivo foi indicar as demandas da atuação profissional da Psicologia na Educação Básica, apresentar o histórico de consolidação da lei número 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, e expôr estratégias para implementação da lei nos estados e municípios.

Além da conselheira do CRP18-MT, participaram da aula as professoras Angela Fátima Soligo da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Sonia Mari Shima Barroco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Diálogos com a Formação

O projeto, aprovado em outubro de 2022, tem como proposta somar-se às ações fundamentais da autarquia aproximando as estudantes de Psicologia do Sistema Conselho e da atuação ética na profissão.

O crescimento da quantidade de instituições de ensino superior (IES) que ofertam cursos de Psicologia em Mato Grosso, principalmente nas cidades do interior, justifica a iniciativa. Em nove anos, de 2010 a 2019, o número de IES mais que dobrou.

A expansão da formação em Psicologia no estado demanda do CRP18-MT a sistematização do método e do fluxo para realização de atividades com as IES, principalmente pelo fato de que a formação está intimamente ligada ao projeto de profissão.

Tais participações são oportunidades para fomentar a discussão acerca do Código de Ética e das resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP); prevenir demandas de fiscalização que chegam ao CRP18-MT por meio da COF e também na COE; divulgar, discutir e orientar os estudantes sobre as notas e referências técnicas do CREPOP; e apresentar a atuação e o papel do Sistema Conselhos de Psicologia.