CRP18-MT dialoga com acadêmicos de Psicologia em Sinop
O evento faz parte do projeto Diálogos com a Formação
A palestra “Psicologia e Políticas Públicas - Um breve resgate histórico da construção da Psicologia no Brasil e seus desdobramentos” foi ministrada no dia 24 de março, pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT). O evento foi realizado a convite da Faculdade de Tecnologia (Fastech), de Sinop, para graduandos do 3º semestre de Psicologia e fez parte do projeto “Diálogos com a Formação”.
O conselheiro Eduardo Cristian Wagner representou o CRP18-MT e durante uma hora e meia dialogou com os estudantes. “Além do tema da palestra falamos sobre a história do Conselho, as conquistas que já tivemos e aquelas que almejamos ter. Convidamos as estudantes para cada vez mais se envolver com a construção da Psicologia”, explicou Wagner.
As acadêmicas do 3º semestre estão tendo aulas sobre “Políticas Públicas”, por isso o convite para o encontro direcionado. “Já estamos organizando outras programações, aí sim, com a participação de estudantes de todos os termos do curso de Psicologia”, explicou o conselheiro.
Diálogos com a Formação
O projeto, aprovado em outubro de 2022, tem como proposta somar-se às ações fundamentais da autarquia aproximando as estudantes de Psicologia do Sistema Conselho e da atuação ética na profissão.
O crescimento da quantidade de instituições de ensino superior (IES) que ofertam cursos de Psicologia em Mato Grosso, principalmente nas cidades do interior, justifica a iniciativa. Em nove anos, de 2010 a 2019, o número de IES mais que dobrou.
A expansão da formação em Psicologia no estado demanda do CRP18-MT a sistematização do método e do fluxo para realização de atividades com as IES, principalmente pelo fato de que a formação está intimamente ligada ao projeto de profissão.
Tais participações são oportunidades para fomentar a discussão acerca do Código de Ética e das resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP); prevenir demandas de fiscalização que chegam ao CRP18-MT por meio da COF e também na COE; divulgar, discutir e orientar os estudantes sobre as notas e referências técnicas do CREPOP; e apresentar a atuação e o papel do Sistema Conselhos de Psicologia.