CRP18-MT cria projeto “Diálogos com o interior”

CRP18-MT cria projeto “Diálogos com o interior”

CRPMT 18

 

Tendo como objetivo orientar e aproximar-se de profissionais com atuação no interior de Mato Grosso, o CRP18-MT cria o projeto “Diálogos com o interior”. A iniciativa prevê a realização de oficinas, rodas de conversa e palestras com a categoria para a discussão de temáticas relacionadas à Psicologia e demandas feitas às comissões de Fiscalização e de Ética do Conselho, além do CREPOP.

Entre as justificativas para a criação do projeto está o crescimento no número de psicólogas (os) em Mato Grosso com o aumento na oferta de cursos de Psicologia, principalmente, em municípios do interior. Pelo levantamento do CRP18-MT, na última década, a quantidade de profissionais inscritos na autarquia subiu de cerca de 1,6 mil para quase 5,9 mil. Com esta expansão, o Conselho observou a necessidade de aproximação com os profissionais que pela localização nem sempre têm acesso às atividades e eventos em Cuiabá (MT).

Presidente do CRP18-MT, Gabriel Henrique de Figueiredo, destaca que há anos o movimento de interiorização do Conselho é discutida pela necessidade de diálogo com a categoria em todo o estado. Segundo ele, apesar das restrições impostos pela pandemia, com medidas de distanciamento social, a ideia da atual diretoria é honrar este compromisso. A iniciativa foi deliberada na 141ª sessão plenária do CRP18-MT, na semana passada.

“Entendemos a importância de fazer com que as ações do CRP18-MT cheguem aos profissionais que estão mais distantes. Mesmo com o contexto da pandemia, criamos um projeto que possibilita a garantia da regionalização das nossas ações como forma de garantir essa acessibilidade aos profissionais das regiões do interior”, explica o presidente do Conselho.

Para colocar o projeto em prática, o CRP18-MT definiu atividades que podem ser realizadas virtualmente. A princípio foram elencadas as seguintes ações e temáticas:

  • Oficina I – Elaboração de documentos por psicólogas e psicólogos
  • Oficina II – Atendimento psicológico e seus aspectos técnicos
  • Palestra I – Preceitos éticos e técnicos frente a demandas de violência
  • Palestra II – Relações Étnico-Raciais: atenção às mulheres vítimas de violência

O CRP18-MT ressalta que com a aprovação da criação do projeto, a autarquia ainda discutirá alterações na metodologia e planejamento para execução das ações previstas.