CRP18-MT cobra inclusão de trabalhadores do SUAS no plano estadual de vacinação contra a Covid-19

CRP18-MT cobra inclusão de trabalhadores do SUAS no plano estadual de vacinação contra a Covid-19

CRPMT 18

O CRP18-MT encaminhou na última quinta-feira (13) um ofício ao Governo de Mato Grosso solicitando a inclusão dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no plano estadual de imunização contra a Covid-19. O pedido é acompanhado de uma Carta Aberta assinada por outras entidades representativas e que tem por finalidade manifestar preocupação com a segurança e proteção dos profissionais diante do atual cenário pandêmico.

A Carta Aberta destaca que os trabalhadores do SUAS “estão atuando na linha de frente no enfrentamento à pandemia, e sequer tiveram visibilidade e garantia de vacinação, desde que se iniciou o Plano Nacional de Imunização, reverberando nos planos estaduais e municipais”. Até o momento, reforçar o documento, a categoria não está incluída nos grupos prioritários da saúde no plano de imunização. Ao todo, de acordo com o Censo SUAS 2019, a política de Assistência Social em Mato Grosso conta com mais de 4,8 mil profissionais.

O texto ressalta também que os impactos da pandemia aumentaram as demandas da categoria e que apesar de atuarem na “linha de frente” do enfrentamento à Covid-19 nas unidades de saúde, os trabalhadores do SUAS “sofrem com a falta de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos (EPI’s e EPC’s), bem como a ausência de fluxos e protocolos nítidos para atuação em situações de emergência e calamidade pública, inclusive com orientações sobre biossegurança”.

Por fim, a Carta Aberta solicita “a adoção de todas as providências cabíveis no sentido de que seja garantida, de forma imediata, a todas/os as/os trabalhadores/as a vacinação contra a COVID-19, conforme amplamente divulgado, independentemente de sua esfera de atuação, já que prestam serviço essencial à população e compreendendo que a vacinação é um direito de todos/as”.

Assinam a Carta Aberta, o CRP18-MT, o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (CRESS 20/MT), as Instâncias de Deliberação e Articulação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, Conselho Estadual de Assistência Social, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/MT), Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS (FETSUAS/MT), o Coletivo de Trabalhadores do SUAS de Cuiabá (CTSUAS/CBA), e o Fórum Municipal de Usuárias e Usuários do SUAS de São José dos Quatros Marcos (FMUSUAS/SJQM).

O oficio foi encaminhado ao Governo de Mato Grosso, à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e à Assembleia Legislativa (ALMT).

Para ler a Carta Aberta na íntegra, CLIQUE AQUI.