CRP18-MT apresenta relatório das Oficinas de Produção de Documentos

CRP18-MT apresenta relatório das Oficinas de Produção de Documentos

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) oportunizou durante o ano de 2022 uma série de oficinas de “Produção de Documentos Escritos” dentro do projeto “CRP18-MT em Diálogos com o Interior”. Foram seis edições, realizadas entre os meses de abril e novembro, com a participação de 268 pessoas, sendo 164 profissionais e 104 estudantes. A divisão ocorreu de acordo com cada macrorregião do estado e o número de interessadas(os) em cada território.

 

A oficina discutiu e divulgou Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do CRPMT, bem como Notas Técnicas de ambos, além de Portarias do Ministério da Saúde.  Entre os tópicos estiveram a produção e guarda de documentos por psicólogas e o entendimento das formas utilizadas pelas(os) profissionais para o devido registro de suas atividades. Foram apresentados exemplos de situações cotidianas ao trabalho, as atividades em políticas públicas, as demandas que podem emergir e qual modo mais adequado para sua resolução dentro dos parâmetros éticos da profissão.

 

Realizada de modo on-line, a oficina foi planejada e executada pela equipe técnica do Conselho, formada por: Gilvânia Stefanello (COE), Mackloey Ronny R. Ferreira (COF), Rhegysmere Alves (COF) e Jackeline Mendonça (CREPOP).

 

Além de transmitir o conteúdo proposto, o grupo sanou algumas dúvidas que frequentemente foram apresentadas, como qual tipo de documento é produzido dentro das políticas públicas, de respostas ao poder Judiciário e, ainda, como proceder em caso de violações de direitos. Diante do que foi exposto pelas (os) participantes, a equipe entende que o debate de tais temáticas é importante e deve ser considerado para planejamento de futuras atividades do projeto.

 

Como requisito para a obtenção do certificado de participação, profissionais e estudantes foram incitados a opinar sobre as oficinas. O resultado foi bastante satisfatório, com avaliações positivas. Também foi aberto espaço para comentários das participantes, sendo que os de maior relevância servirão para balizar futuras atividades.

Confira o relatório completo aqui.