
CRP18-MT apresenta documento e promove debate sobre Relações Raciais
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) apresenta e lança regionalmente na segunda-feira (4/12) o documento “Relações Raciais: Referências Técnicas Para a atuação de Psicólogas(os)”, elaborado pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop). O evento, que acontece às 19h, no auditório 1 do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contará com uma mesa de debates sobre o tema.
O documento é uma das respostas do Sistema Conselhos de Psicologia (CRPs/CFP) às demandas dos profissionais e do movimento negro para a produção de teorias que contribuam com a superação do racismo, do preconceito e das diferentes formas de discriminação. “É um documento que estava sendo muito esperado pela categoria e responde aos anseios dos profissionais”, salienta o conselheiro Carleandro Roberto de Souza, coordenador da Subcomissão de Relações Raciais, vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do CRP18-MT.
Ele explica que a abertura do evento será feita pela Psicóloga Fabiana Tozi, técnica do CREPOP em Mato Grosso, que apresentará o trabalho do Crepop e dará alguns detalhes da mais recente produção. Em seguida, Carleandro coordena uma mesa de debates sobre Relações Raciais com a participação de dois convidados. Um deles é o prof. do Curso de Psicologia da UFMT Maelisson Silva Neves, que fala sobre a importância das referências tanto para quem atua na profissão como para que está em formação.
Outra participante é Emanuelle Carine da Silva Souza, psicóloga, membro do Núcleo de Estudos de Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre/UFMT), cuja fala será direcionada às relações raciais no contexto escolar. Segundo Carleandro, também serão colocadas em discussão algumas demandas encaminhadas ao CRPMT.
Os interessados podem fazer a inscrição pelo email contato@crpmt.org.br
Fonte: Pau e Prosa Comunicação