CRP prevê maior participação de psicólogos com votação online

CRP prevê maior participação de psicólogos com votação online

Com 33 horas de duração, o processo eleitoral 2013 do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso - 18ª Região (CRP-18 MT), assim como do Conselho Federal de Psicologia (CFP), deverá registrar maior participação dos psicólogos. Isso porque, pela primeira vez, em quatro cidades de Mato Grosso, os eleitores poderão votar sem sair de casa, por meio de um site específico. As eleições terão início no dia 26 de agosto deste ano, a partir das 8h, e segue até às 17h do dia seguinte (27).

A presidente da Comissão Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), Pâmella Porto, destaca que este modelo de votação representa um avanço. “Há muitos benefícios, que constam no Manual de Orientações para eleição, feito pelo CFP, como  a comodidade para o eleitor, pois não precisa se deslocar até o local de votação. Além disso, com a obtenção da senha, é possível votar mesmo estando fora do Brasil. Também podemos destacar a economia de tempo, de papel, de recursos em geral, não só para os psicólogos, como também para o Sistema Conselhos”, enumera.

Ecologicamente correta, a votação via computador, conforme definição da CRE, poderá ser feita por profissionais que atuam em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, pois são cidades localizadas a um raio de 50 km da sede do CRP-18 MT. Tal definição está em conformidade com o que determina o Conselho Federal. Este novo modelo permite que os psicólogos acompanhem o andamento da eleição em tempo real e a apuração do resultado imediatamente após a eleição, avisa a presidente da comissão. Outra vantagem é o período de votação, que será mais flexível. Neste ano, os psicólogos terão 33 horas para votar, seja pelo computador ou correspondência.

Sugerida pelos CRPs ao CFP, a votação online, informa Pâmella Porto, ocorrerá de modo experimental nesta primeira vez. A tendência para o próximo processo eleitoral é que a inovação seja utilizada por um número maior de profissionais. “Esta decisão foi tomada diante do princípio de acessibilidade do eleitor. Assim, para as próximas eleições, aprecia-se que  os psicólogos possam escolher entre o voto pela internet ou por correspondência”.

Votação por correspondência - Nos demais municípios do Estado onde houver psicólogos, será mantida a votação convencional, via correspondência. O CFP alerta para a importância do recadastramento, que deverá ser realizado pelos profissionais para que estejam aptos a votar, independente do modo de votação. Todos os psicólogos atuantes no Estado poderão manterem-se informados por meio do site www.eleicoespsicologia.cfp.org.br, que será referência para todos os procedimentos relativos às eleições. 

O CRP-18 MT avisa que o voto é obrigatório e, de acordo com definição da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), há multa para os profissionais que não votarem. Os psicólogos têm o prazo de 60 dias para apresentar justificativa. Caso contrário, serão penalizados. Somente poderão votar os psicólogos que estão adimplentes com a tesouraria do Conselho, em relação aos exercícios anteriores. Para os inadimplentes, há possibilidade de negociação de pagamento, até o dia 27 de agosto. Com a primeira parcela paga, o profissional estará apto a votar.

Passo a passo da votação:

Online: A orientação para os psicólogos que votarão via internet é que acesse o site das eleições e por aqui tenham a possibilidade de rever ou gerar uma nova senha. Por meio dela, o profissional estará apto a votar pela internet para a eleição do CFP e do CRP-18 MT, seja por dispositivo particular ou outros à disposição, durante as 33 horas de votação.

Posto de Votação:  Será montado, na sede do CRP 18 MT em Cuiabá-MT,  um Posto de Votação que funcionará das 08h às 17h do dia 27 de agosto.

Correspondência: Os psicólogos receberão, na residência, uma correspondência enviada pelo CRP-18 MT com as cédulas de votação e a Carta Resposta. O eleitor, de posse do material enviado pelo CRP, deverá seguir as seguintes instruções: marcar o seu voto nas cédulas do CRP e do CFP, introduzir as cédulas no envelope em branco e o vedar com cola, preencher a papeleta com letra legível, assinando-a, colocar o conjunto envelope-papeleta na sobrecarta, postando-a ou entregando-a na sede do CRP. A documentação deve chegar à sede até o encerramento da votação, marcado para as 17h do dia 27. O voto só será computado se for recebido pelo CRP até o término da eleição. 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação