CRP entrega carteira para novos psicólogos

CRP entrega carteira para novos psicólogos

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) realizou nesta quarta-feira (01), a solenidade de entrega das carteiras de identidade profissional, obrigatório para o exercício profissional. Com a identidade em mão, os psicólogos estão aptos a exercer a profissão legalmente e participar das ações do Conselho.

Na cerimônia, os psicólogos foram apresentados, por meio de um vídeo, à história e atuação do CRP, bem como do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Os órgãos fazem a mediação entre a sociedade e a psicologia e tem como principal função orientar e fiscalizar os profissionais. 

Recém-formado, João Luiz Pinheiro Gonzaga, conta que a entrega da carteira era um momento muito esperado e ele se sentiu muito bem acolhido pelo CRP. O psicólogo revela que sempre se interessou pela área e na adolescência lia muito sobre o assunto.

"Quando sai do ensino médio, ainda não existia em Cuiabá esse curso em universidade pública. Tentei fazer outros cursos, mas não me identifiquei com nenhum, e assim que fiquei sabendo que haviam aberto o curso aqui na UFMT, corri para me preparar e tentar entrar. Estudei por cerca de 1 ano e prestei vestibular. No começo confesso que estranhei um pouco, pois o senso comum da psicologia é muito diferente da que estudamos com profissionais qualificados e material confiável. Com o fim dessa fase voltei a ter o mesmo interesse e paixão que sempre tive por esse campo de estudos". 

Ele destaca a atuação do CRP, que foi apresentado a ele numa palestra na universidade, que abordava o funcionamento do Conselho. "Serviu para tirar dúvidas, principalmente quanto aos procedimentos necessários para tirar a carteira profissional e sobre como é feita a fiscalização por parte deste Conselho. Em razão disso, embora não conheça ainda o CRP, sou levado a acreditar que existe uma atuação forte da entidade junto a nossa classe profissional".

Atualmente ele atende como estagiário em um aperfeiçoamento oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso e se prepara para ter seu próprio espaço. 

De acordo com a conselheira do CRP, Karina Franco Moshage, o Conselho está sempre aberto aos profissionais que desejam integrar as comissões e convida a todos, recém formados ou não, para ocupar esse importante espaço. 

 Fonte: Pau e Prosa Comunicação