CRP de Mato Grosso participa de Congresso de Avaliação Psicológica em Maceió

CRP de Mato Grosso participa de Congresso de Avaliação Psicológica em Maceió

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT) participa do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, que ocorre em Maceió (AL), entre os dias 4 a 7 de junho. Entre as participantes mato-grossenses estão as conselheiras Maria Claudia de Oliveira Ribeiro Martins, Lucy Maria Oliveira Farah e Mirvana Spinola Barbosa. Este ano, o tema do encontro é “Direito de Todos, dever do Psicólogo”.

Sobre as atividades desenvolvidas, a organização do evento destaca: 24 mini-cursos, mesas redondas e exposição de painéis, que auxiliarão nas discussões e apresentação das práticas da psicologia em cada estado brasileiro. Os principais assuntos abordados serão: testes de inteligência, de desempenho acadêmico, educacionais, avaliação neuropsicológica, além de práticas sobre a avaliação psicológica nos contextos escolar/educacional, clínico, organizacional/trabalho, social/comunitário, da saúde, forense, trânsito e do esporte. Outros temas abordados serão psicometria, teoria de resposta ao item, métodos estatísticos, formação, legislação e ética. No congresso ocorrerão cursos, conferências, mesas redondas, “como eu faço”, apresentações de painéis. 

Entre os principais objetivos do Congresso estão: promover e incentivar estudos adequadamente realizados sobre testes, escalas e questionários que visem medir e/ou avaliar construtos psicológicos; garantir conhecimentos essenciais para que se reconheçam os instrumentos que poderão ser adequadamente utilizadas na prática de avaliação psicológica em diversos âmbitos laborais; permitir o aprendizado de novas técnicas de avaliação psicológica; possibilitar o conhecimento de novos softwares e/ou técnicas de análises de dados; permitir que se conheça o que tem sido realmente feito na área no país, tanto no nível da pesquisa como da prática psicológica.

O público-alvo do evento são profissionais que trabalhem ou tenham interesse na área da avaliação psicológica; alunos de graduação em psicologia; e pesquisadores acadêmicos (graduandos e pós-graduandos) que desenvolvam projetos com temas afins à avaliação psicológica. 

O VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica é uma realização do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap) e da Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (Aidep).

Fonte: Pau e Prosa Comunicação com Ibap