CRP de Mato Grosso integra discussões sobre psicologia e povos indígenas

CRP de Mato Grosso integra discussões sobre psicologia e povos indígenas

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP-18 MT) participa, entre os dias 7 a 9 de agosto, do 1º Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos. O evento será realizado em Dourados (MS) e tem o intuito de debater as necessidades essenciais das sociedades indígenas brasileiras, que ainda não contam com políticas públicas plenamente aplicadas. A ideia é que o evento reúna diferentes segmentos em torno de um debate aprofundado sobre os direitos indígenas.

Para a presidente do CRP 18-MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, as discussões irão servir para a formação de uma futura comissão, junto ao Conselho local. “A intenção é criar um grupo específico para tratar das questões indígenas em Mato Grosso, que hoje é um dos estados brasileiros que conta intensamente com essa população”, afirmou. Também participa das discussões a psicóloga Elizabete Alves Gama, do município de São Felix do Araguaia.

Ainda sobre a população indígena no Estado, Maria Aparecida destaca que a ausência de investimentos e inserção de políticas públicas refletem diretamente na carência por parte destas pessoas. “É preciso desenvolver um trabalho efetivo junto com outros setores de Mato Grosso. Atuando de forma conjunta, tende-se a obter melhores resultados”, comentou.

As discussões também irão subsidiar a realização de conferências locais, que acontecem em novembro deste ano. A presidente do CRP de Mato Grosso informou que já estão programadas reuniões e encontros, nos municípios do interior e baixada cuiabana, em que o tema sobre a população indígena. O cronograma deve ser divulgado nos próximos dias pelo Conselho Regional do Estado.

Para saber mais informações sobre o 1º Encontro Nacional de Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos clique aqui

Fonte: Pau e Prosa Comunicação