CRP 18/MT participa da III Marcha Nacional Contra a Homofobia

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18/MT) vai participar da III Marcha Nacional Contra a Homofobia, que será realizada no dia 16 de maio, em Brasília (DF). A psicóloga Tatine Penariol de Rosato, representante do tema Diversidade Sexual do CRP 18/MT, comparecerá ao evento.
Alguns grupos, incluindo a bancada evangélica no Congresso Nacional, fazem duros ataques à Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que considera que a homossexualidade não é uma doença, distúrbio ou perversão e que, por isso, os homossexuais não precisam ser “curados”.
“A homossexualidade não é doença e, por isso, não é preciso buscar cura para isso. Essa é a posição defendida pelo Conselho Federal de Psicologia. No entanto, grupos ainda atacam a resolução”, afirma Tatine Rosato.
A psicóloga disse também que está sendo debatido pelos Conselhos Regionais de Psicologia, a despatologização das identidades trans – ou seja, transexuais e travestis. “Essas identidades ainda são consideradas doenças, como transtornos mentais”, afirmou.
No dia 14 de maio, haverá uma vigília em frente ao Ministério da Educação (MEC) pela aprovação do material pedagógico anti-homofobia. No dia 15, será realizada audiência pública no Senado Federal, articulada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) para debater o tema.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação