
CRP-18 participa do Fórum Nacional das/os Trabalhadoras/es do Sistema Único da Assistência Social
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participou do encontro promovido pelo Fórum Nacional das/os Trabalhadoras/es do Sistema Único da Assistência Social (FNTSUAS), em Brasília, e a preocupação com a atual conjuntura de retrocesso das políticas públicas foi um dos assuntos debatido durante a reunião com o objetivo de debater os eixos temáticos elaborados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) para as Conferências Municipais, Estaduais e Nacional.
“Foram elencados temas para subsidiar o debate a cerca da análise atual dá conjuntura que aponta o retrocesso e o desmonte das políticas públicas, através de um documento que apresenta contribuições do Fórum das/os Trabalhadoras/és do SUAS”, disse a psicóloga e conselheira Sheila Carla de Queiroz Gomes, coordenadora da Comissão de Assistência Social do CRP 18-MT.
Sheila Carla representou a autarquia e também o Fórum Estadual das/os Trabalhadoras/es do Sistema Único da Assistência Social do Estado de Mato Grosso (FETSUAS-MT). Ela explicou que durante a reunião a coordenação executiva elaborou um ofício destinado à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS) sobre a implantação do Núcleo de Educação Permanente (NUEP) no Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CAPACITASUAS).
A profissional destacou ainda a importância da participação do CRP 18-MT nessa discussão. “Por se tratar de um conselho que orienta o psicólogo em diferentes espaços de atuação, participar deste fórum permite discutir políticas voltadas à gestão do trabalho das/os trabalhadoras/os do SUAS, sendo que psicólogo íntegra a equipe de referência dos aparelhos da Assistência Social (CRAS, CREAS, Acolhimento Institucional)”, pontuou a profissional.
O evento foi realizado entre os dias 15 e 16 de julho. A próxima reunião do FNTSUAS está prevista para ocorrer nos dias 05 e 06 de agosto em Brasília. Mais informações estão disponíveis no Blog do Fórum.