
CRP 18 - MT realiza solenidade de entrega de carteiras profissionais em Cuiabá e Rondonópolis
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) realizou solenidade de entrega de carteiras de identidade profissional aos psicólogos de Cuiabá e Região. Ao todo, foram entregues 10 carteiras aos novos profissionais na sede do Conselho, nesta segunda-feira (12).
Antes da solenidade de entrega das carteiras, o presidente do Conselho, Luiz Guilherme Araújo Gomes, falou sobre a estrutura do 'Sistema Conselhos', sobre o papel orientador e fiscalizador desenvolvido pelo CRP 18-MT e contou um pouco sobre a história e lutas da autarquia. "Nós representamos um órgão que vai além da defesa de uma classe, fazemos o papel de cuidadores da profissão. Os Conselhos são responsáveis por garantir à sociedade uma psicologia responsável e eficaz", ressaltou o presidente.
Luiz Guilherme destacou a importância da obtenção do registro profissional. "Para atuar como psicólogo é preciso ser registrado junto ao Conselho. O exercício legal da profissão exige isso. Por isso, mesmo que esteja diplomado, o psicólogo deve obrigatoriamente estar de posse da sua carteira profissional. Do contrário estará cometendo o crime de exercício ilegal da profissão", adverte.
Na oportunidade, o presidente do CRP 18-MT ainda convocou os novos psicólogos para conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho e, futuramente, fazer parte dele. "Para que a profissão se fortaleça cada vez mais é preciso que os psicólogos se engajem e façam parte do Conselho de alguma forma", chamou Luiz Guilherme.
Para Jackelyne Ribeiro de Lima, de 22 anos, recém-formada do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), a iniciativa de chamar os novos psicólogos para receberem suas licenças dentro do CRP é muito positiva. "Conhecia pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho. Hoje, pude ter uma noção maior da sua atuação e me interessei bastante. Minha intenção é ser uma profissional atuante", explica Jackelyne.
Sobre o futuro profissional, a psicóloga diz que o mercado está promissor e que gostaria de conseguir um trabalho voltado para área organizacional. Ela já está cursando uma pós-graduação e acredita que a busca por conhecimento contínuo é chave para garantir uma carreira sólida.
Também foi realizada cerimônia solene de entrega de carteiras de identidade profissional na cidade de Rondonópolis. No dia 07 de maio, 14 novos psicólogos receberam suas carteiras no Campus da UFMT situado no município. Na oportunidade, os presentes ainda receberam informações sobre as bandeiras levantadas pela psicologia, o funcionamento do CRP e o Código de Ética da profissão.
Para acessar a galeria de fotos, clique aqui.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação