CRP 18 - MT realiza entrega de carteiras e convoca psicólogos a participarem do Conselho

CRP 18 - MT realiza entrega de carteiras e convoca psicólogos a participarem do Conselho

"O CRP18- MT prioriza a atuação voltada  para o compromisso com os Direitos Humanos e com as politicas publicas, o que leva o psicólogo a viver um protagonismo social. Tal atuação requer um conselho para além da  orientação e fiscalização. Essas palavras marcaram o discurso de boas vindas que o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18- MT), Luiz Guilherme Araújo Gomes, iniciou a cerimônia de entrega de carteiras profissionais a 16 novos psicólogos de Cuiabá e Várzea Grande. 

Durante a cerimônia, realizada no último dia 31, na sede do CRP18- MT, em Cuiabá, os novos profissionais puderam conhecer um pouco sobre as prerrogativas e atuação do psicólogo, bem como sobre as bandeiras levantadas pela categoria. Além de ter o primeiro contato com a diretoria do CRP18- MT, os presentes assistiram a um vídeo institucional, conheceram os veículos de comunicação do sistema Conselhos, tiraram dúvidas e participaram de uma confraternização.

Na ocasião, os novos profissionais ainda foram convocados pela diretoria a participarem ativamente das atividades do Conselho e dos desdobramentos que envolvem a Psicologia. "Para que os psicólogos possam atuar com tranquilidade e segurança, é preciso que outros se mantenham atentos às questões políticas e se mantenham a frente dos conselhos, defendendo as prerrogativas e direitos dos psicólogos. Por isso, procuramos reforçar sempre a importância da participação efetiva dentro do Conselho", explica Gomes.

Formadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as psicólogas Mayara Galvão e Tammy Meireles disseram-se muito contentes em receber o documento que vai lhes possibilitar o exercício profissional e ressaltaram o conforto que sentem em saber que são resguardadas por um Conselho.

"Início de carreira é sempre permeado por muitos questionamentos. Por isso, achei ótimo saber que vamos poder contar com alguém de dentro do Conselho nos orientando quando tivermos alguma dúvida", conta Tammy.

Para a psicóloga Juliana da Silva Costa, a cerimônia superou suas expectativas. "Sou formada em enfermagem e não recebi esse acolhimento que estou recebendo agora. Não tinha noção acerca de uma série de coisas que foram expostas aqui hoje. Sem dúvida, o CRP18-MT vai ter uma participação bastante efetiva na minha vida profissional e espero poder retribuir à altura", ressaltou Costa.

É importante salientar que as carteiras entregues são provisórias e válidas por apenas 2 anos. Para a obtenção da carteira definitiva é preciso apresentar o diploma da universidade.

Para acessar a galeria de fotos, clique aqui.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação