CRP 18 - MT realiza 3º Congresso Regional da Psicologia
Crédito: Helder Faria

CRP 18 - MT realiza 3º Congresso Regional da Psicologia

CRPMT 18

A terceira edição do Congresso Regional da Psicologia (Corep) de Mato Grosso ocorreu no fim de semana, dias 6 e 7 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, e reuniu cerca de 60 delegadas (os), eleitas (os) durante os Pré-Congressos – realizados em 13 municípios do estado.

O evento tem como finalidade deliberar as propostas a serem apresentadas no 10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP) e eleger as delegadas (os) que representarão o estado. Além disso, o 3º Corep abriu espaço para a composição, inscrição e apresentação das chapas que irão concorrer ao IV Plenário do CRP18/Gestão 2019-2022.

“O Corep é a etapa regional dos encontros de deliberação da categoria, no qual os profissionais dão sugestões do que a próxima gestão precisa realizar. O Sistema Conselhos preza por essa organização. O que estamos fazendo hoje é construir um norte a partir do que a categoria sugere”, explicou a presidente do CRP 18-MT, Morgana Moura.

Foram dois dias intensos de trabalho, reorganizando as propostas deliberadas durante os pré-congressos, das quais 30 de âmbito nacional seguem para o 10º CNP.  São 10 propostas para cada um dos três eixos – Organização democrática e representativas do Sistema Conselhos; o diálogo da psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos; exercício profissional. Além das propostas nacionais, também foram selecionadas outras 30 propostas de âmbito regional.

Dentre os presentes no 3º Corep, 17 delegadas (os) foram eleitos para representar Mato Grosso no Congresso Nacional. “Esse evento representa o poder que a categoria tem para conduzir a profissão. O Conselho atua como órgão orientador e fiscalizador, mas também é um mediador da construção da prática da profissão. Quem constrói a atuação e as alterações sobre o exercício da profissão e novas normativas é a própria categoria”, enfatizou Morgana que ainda ressaltou que sem a voz do profissional não é possível ter uma Psicologia com as especificidades do estado.

Também esteve presente no evento a psicóloga mestre e representante de Mato Grosso no Conselho Federal de Psicologia (CFP), Marisa Helena Alves, que ressaltou que os Congressos Regionais da Psicologia são, de maneira especial, o momento em que a categoria precisa se fazer presente, expressar, manifestar e colocar suas ideias e entendimentos sobre os rumos da ciência e profissão à mostra.

“Criado pelo Sistema Conselhos, este é um espaço de todas as representações. Porém ainda falta a conscientização da categoria sobre a importância desse momento. Talvez, em função da falta de conhecimento sobre o processo democrático envolvido, do entendimento do que é o Sistema e da importância dessa instituição, que tem como finalidade a fiscalização, discussão e orientação junto aos profissionais”, disse.

O ex-presidente do CRP 18-MT, Alcindo José Rosa, e a representante dos estudantes de Psicologia de Mato Grosso, Sara Alcantara da Silva, também compuseram o dispositivo.

Propostas

Após a realização do 3º Corep, o CRP 18 – MT produzirá dois cadernos de deliberações, um com as propostas regionais e outro com as nacionais, que serão encaminhados à Comissão Organizadora Regional (COMORG-MT) até dia 12 de abril, juntamente com a relação das delegadas e suplentes eleitas para a etapa nacional – 10º CNP.

Relação das (os) Delegadas (os) de Mato Grosso eleitos para o 10º CNP

BETANIA RIGONI DA SILVA – SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

CELSO CLARINDO DA SILVA – NOVO SANTO ANTONIO

ELIZABETH CRISTINA NOBREGA HODNIUK – SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS

ERIKA APARECIDA DE OLIVEIRA – CUIABÁ

FABIANA TOZI VIEIRA – CUIABÁ

GABRIEL HENRIQUE PEREIRA DE FIGUEIREDO – CUIABÁ

JACKELINE JARDIM MENDONÇA – CUIABÁ

JUNIO DE SOUZA ALVES – SÃO FELIZ DO ARAGUAIA

KARINA FRANCO MOSHAGE – CUIABÁ

MARIA CRISTINA GARCIA DE REZENDE PERRUPATO – SINOP

QUETTI CACIANA SCHULZ NUNES - SINOP

RHEGYSMERE MYRIAN RONDON ALVES – CUIABÁ

ROSIMEIRE DA SILVA – SINOP

TATINE PENARIOL DE ROSATO – CUIABÁ

VANESSA ROSA NOGUEIRA DA SILVA – ALTO BOA VISTA

WESLLEY LEAO DA SILVA – SÃO FELIX DO ARAGUAIA

ZENI LUERSEN – CUIABÁ

 

ESTUDANTES

MAYCON DOUGLAS NUNES - JUÍNA

NEUZA DA SILVA SANTOS – TANGARÁ DA SERRA