CRP 18-MT promove encontro para debater a violência contra a mulher negra

CRP 18-MT promove encontro para debater a violência contra a mulher negra

CRPMT 18

No próximo dia 07 de agosto acontece o evento “Do Consultório às Políticas Públicas: o enfrentamento da violência contra as mulheres negras”, uma continuidade das ações da Comissão de Direitos Humanos e Públicas (CDHPP) em conjunto com a Comissão de Relações Étnico-Raciais, do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT).

O encontro será na sede do CRP 18-MT, a partir das 18h30. O intuito do evento é priorizar as temáticas em torno da saúde mental, promovendo alinhamento entre as (os) profissionais da psicologia e a proposta do Sistema Conselhos de Psicologia no enfrentamento às diversas formas de opressão e violência.

Esta segunda edição do encontro, traz um problema sério e urgente no país. O Mapa da Violência mostra que enquanto o homicídio de mulheres negras cresceu 54,2% entre 2003 e 2013, no mesmo período, o homicídio de mulheres brancas caiu 9,8%.

É preciso trazer esta discussão para dentro da Psicologia, porque a violência contra a mulher negra também vai muito além da física, pois, o Mapa da Violência também revela que dos cerca de 30 mil jovens entre 15 e 29 anos assassinados por ano no Brasil, 93% são homens e 77% são negros, sendo assim, há mães negras chorando a perda de seus filhos.

Para debater o assunto, foram convidadas Andreia Dembiski - Psicóloga e Mestranda em Psicologia; Naiana Marinho -  Bacharel em Psicologia e Mestranda; Naryanne Cristina Ramos Souza - vice-presidente da Comissão de Defesa e Igualdade Racial da OAB/MT e membro do Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso e membro do Centro Nacional  da Cidadania Negra/MT e Thais Marques - estudante de Psicologia e representante do Núcleo Indígena e Preto de Práticas Psicológicas (NIP) do Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando AQUI.