CRP-18 MT prestigia lançamento de livro sobre Dante de Oliveira

CRP-18 MT prestigia lançamento de livro sobre Dante de Oliveira

Considerado o homem das “Diretas Já”, o militante e político mato-grossense Dante Martins de Oliveira foi homenageado na manhã desta quinta-feira (21) com o lançamento do livro homônimo e compõe a coleção “Perfis Parlamentares”, da Câmara Federal. A obra descreve a trajetória política nas esferas municipal, estadual e nacional. O autor da obra, Paulo Kramer, que é professor da Universidade de Brasília (UnB) e cientista político, esteve presente na solenidade, juntamente com demais autoridades do Estado. 

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso da 18ª Região (CRP-18 MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, também prestigiou o evento, juntamente com a conselheira do CRP-18 MT e sobrinha do político, Maria Cláudia de Oliveira Ribeiro. O lançamento aconteceu no auditório Milton Figueiredo, localizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). 
Segundo Maria Aparecida, o lançamento da obra tem significado importante para o cenário nacional e local. “Foi uma das pessoas que fez muito por todos e que marcou a história de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil. O Conselho se vê honrado em participar deste lançamento. A nossa luta é algo que dá continuidade aos ideais dele (Dante de Oliveira), que sempre prezou pela sociedade como um todo”, comentou. “As lutas de Dante de Oliveira servem de exemplo para o Conselho, que também tem como frente as iniciativas voltadas ao contexto social e democrático”, acrescentou. 
Já Maria Cláudia, que também é irmã do presidente do Instituto Dante de Oliveira, o vereador Leonardo de Oliveira, a homenagem e o lançamento da obra traduzem a importância de Dante para a sociedade. “O livro destaca o que ele representou para todos. O CRP também fica bastante grato com o convite para o lançamento”. 
Inspiração - O autor da obra Paulo Kramer revelou que a ideia de escrever sobre o político mato-grossense ocorreu após um de seus alunos citar o nome de Dante de Oliveira como político de destaque no Estado. “Certo dia, ele questionei o deputado federal Wellington Fagundes sobre quem seria o político mais importante de Mato Grosso e ele me respondeu o nome de Dante de Oliveira. A partir daí passei a pesquisar sobre ele”. 
Kramer também relatou que a obra, além de compor a coleção da Câmara Federal, deve servir de exemplo para os jovens brasileiros que, segundo ele, estão carentes de representantes que lutem pela democracia e ética. “Dante de Oliveira veio de uma família de luta. É um político que faz falta para o país. Foi uma pessoa de honradez, alguém que não se encontra facilmente”. 
Mãe de Dante de Oliveira, Maria Benedita de Oliveira, também esteve presente no lançamento. Atualmente com 92 anos, ela conta que o filho deixou saudades. “Dante de Oliveira deixou saudade. A esperança é que com a publicação deste livro, Mato Grosso apresente melhorias e o carregue como referência”. 
Dante de Oliveira – Nascido em Cuiabá, no dia 06 de fevereiro de 1952, Dante ficou nacionalmente conhecido pela autoria da Proposta de Emenda à Constituição nº 5, em 2 de março de 1983, dispositivo que tratava sobre as eleições diretas para presidente da República. O movimento resultou na campanha das “Diretas Já”. Além de deputado federal, foi prefeito de Cuiabá, governador de Mato Grosso e ministro da Reforma Agrária.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação