CRP 18-MT participa de I Encontro Intersetorial de Saúde Mental em Rondonópolis

CRP 18-MT participa de I Encontro Intersetorial de Saúde Mental em Rondonópolis

Nos dias 12 e 13 setembro, psicólogos, estudantes e pesquisadores participaram do I Encontro Intersetorial de Saúde Mental, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Cuiabá (UNIC), campus Rondonópolis. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas que participaram de palestras, mesas redondas e um grupo de trabalho. O Encontro faz parte das atividades alusivas ao Dia do Psicólogo.

De acordo com o conselheiro Alcindo José Rosa o evento teve o objetivo de discutir políticas de saúde na região sul de Mato Grosso. Especialmente na interface voltada para o tratamento de usuário de drogas e álcool.

Atualmente, o CRP18-MT contabiliza mais de 2 mil psicólogos vinculados ao Conselho. E a maioria destes profissionais se encontra nos pequenos municípios, espalhados pelo interior do Estado. "Realizar eventos e levar conhecimento aos psicólogos do interior é fundamental para fortalecer e qualificar o trabalho psicológico, bem como descentralizar as ações dos grandes centros", ressalta o conselheiro.

O Encontro teve como conferência de abertura a palestra "Avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental", ministrada pelo Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Moacyr B.M. Neto.

Neto também participou do evento na sexta-feira (13), na mesa redonda "Panorama da Saúde Mental nos Municípios", que teve como mediadores Alcindo José Rosa, do CRP-18, Rhafaela Monteiro Salgado, da Gerência Técnica do Programa Saúde Mental e Terezinha Mendonça, diretora regional de Saúde Mental.

Antes do encerramento, os participantes ainda tiveram como última atividade o grupo de trabalho "Construindo propostas de articulação da Rede de Atenção Psicossocial de Rondonópolis". O I Encontro Intersetorial de Saúde Mental foi uma realização do CRP 18-MT, Fopepsi, UFMT e UNIC Rondonópolis.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação