CRP-18 MT participa de evento sobre defesa civil em Brasília

CRP-18 MT participa de evento sobre defesa civil em Brasília

O CRP-18 MT, representado pela conselheira Nice dos Santos Souza, participou do evento Articulação Nacional para o Controle Social da Política de Proteção e Defesa Civil, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Realizado nos dias 23 e 24 de setembro, o evento funcionou nos moldes de um ciclo de debates e teve como objetivo aproximar a sociedade da discussão sobre a Política Pública de Proteção e Defesa Civil.

Para a conselheira do CRP-18 MT, Nice dos Santos Souza, as ações referentes às políticas públicas de Proteção e Defesa Civil devem ser pautadas, tanto em suas proposições legais quanto nas ações governamentais, pelo controle social. A profissional ainda destacou que o evento teve intuito de cobrar a regulamentação da Lei 12.608, que trata sobre o monitoramento de desastres.

"A legislação foi aprovada no ano passado, mas até o momento não houve uma regulamentação. Isso acaba prejudicando o andamento das ações em prevenção ao meio ambiente e também às questões climáticas", comentou a conselheira.

Entre as atividades desenvolvidas durante o primeiro dia do ciclo estavam o Seminário Nacional sobre a Participação da Sociedade na Política de Proteção e Defesa Civil; as mesas de debates sobre o fortalecimento da participação social na Política de Proteção e Defesa Civil; e uma plenária das entidades presentes para organização da participação na Proteção e Defesa Civil.

No segundo dia aconteceu a Pré-Conferência para a II Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. O evento foi desenvolvido para fomentar a discussão sobre o tema "emergências e desastres", especialmente no que diz respeito à má destinação de resíduos sólidos nas cidades brasileiras em desastres socioambientais.

Mesmo sem data definida, a II Conferência Nacional tem previsão para acontecer ainda este ano. De acordo com Nice Souza, esta será mais uma oportunidade para ampliar os conhecimento e novamente cobrar as demandas que ainda não foram atendidas.

O ciclo de palestras em Brasília obteve apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e ainda contou com a presença do presidente do CFP, Humberto Verona, da presidente da Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres (Abrapede), Rosana Dorio, do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, do presidente da Cáritas Brasileira, Dom Flávio Giovenale, do representante do Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (Monades), Corcino Medeiros, e dos deputados Lincoln Portela e Glauber Braga.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação