CRP 18-MT apoia campanha para arrecadação de cobertores para indígenas
O coordenador da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRP 18-MT, Carleandro Roberto de Souza, esteve presente durante o lançamento da campanha de arrecadação de mantas e cobertores para indígenas da etnia Xavante, da aldeia Nossa Senhora de Guadalupe, próxima ao município de Barra do Garças. A campanha é realizada pela Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Na ocasião, Carleandro parabenizou a iniciativa. “Desde já, em nome do Conselho Regional de Psicologia (CRP 18-MT), parabenizo pela pertinência da comissão da OAB-MT, principalmente no contexto político-brasileiro. A gente tem visualizado e tido notícias de um retrocesso muito grande, especialmente com relação às questões indígenas. Conversei com algumas lideranças de etnias, as quais ressaltaram o quão é importante, nesse momento, não só movimentos sociais ligados à causa, o apoio de instituições como as autarquias – cito exemplo da OAB-MT e CRP. Espero que aconteça mais articulações como esta e nos colocamos à disposição”, enfatizou.
Na tradição Xavante, uma cerimônia, que iniciou no dia 19 de maio e vai até setembro, marca a passagem da adolescência para a fase adulta. O evento reúne aldeias vizinhas e, neste ano, serão cerca de 350 participantes do ritual, se alimentando e dormindo a céu aberto.
Nesse período, durante três semanas, os jovens e seus padrinhos vivem às margens do rio. No entanto, com as mudanças climáticas e as baixas temperaturas do período de inverno, especialmente na região de mata ciliar, é cada vez maior a incidência de doenças respiratórias que, em alguns casos, chega a levar a morte durante o ritual.
Por isso, a necessidade do apoio das organizações é fundamental. As doações podem ser feitas na sede da OAB durante todo o mês.