CREPOP lança consulta pública sobre atuação junto aos povos indígenas

CREPOP lança consulta pública sobre atuação junto aos povos indígenas

CRPMT 18

 

A atuação de profissionais da Psicologia junto aos povos indígenas é o foco de uma nova consulta pública promovida pelo CFP, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). O objetivo do levantamento é aproveitar as contribuições de psicólogas (os) sobre o tema para a futura publicação de referências técnicas. O prazo para participação é até 8 de julho.

De acordo com o CFP, a consulta pública é uma das etapas da metodologia do CREPOP antes do lançamento de uma referência. A ideia desta fase é que as (os) psicólogas (os) possam fazer contribuições antes da finalização do documento, tornando o processo de elaboração mais democrático e participativo. As sugestões encaminhadas pelos profissionais serão analisadas pela comissão de especialistas, que trabalhará na revisão final.

Para acessar a versão prévia do documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas (os) junto aos povos indígena”, clique AQUI. A publicação é resultado de reflexões de profissionais da Psicologia, indígenas e não indígenas, que têm em comum a militância junto à pauta dos povos indígenas e suas vivências em diferentes contextos, envolvendo diferentes etnias, no trabalho com saúde indígena, no apoio à garantia e implementação de políticas públicas como as ações afirmativas de educação escolar indígena (entre estas a permanência estudantil), assistência social, educação popular e demandas da população indígena em contexto urbano no terceiro setor, compreendendo esses nichos de atuação a partir de uma perspectiva transdisciplinar, isto é, no diálogo com outras ciências sociais, da saúde, humanas e os saberes tradicionais.

A consulta pública está disponível neste link: http://forms.gle/nHy6o9tWjxSNPgoz5