Comunicação

Notícias

Covid-19: Pesquisa aponta imunização completa em 48,9% dos profissionais da Psicologia em Mato Grosso

Covid-19: Pesquisa aponta imunização completa em 48,9% dos profissionais da Psicologia em Mato Grosso

09 de Junho de 2021 CRPMT 18

Em Mato Grosso, pelo menos metade do quadro de profissionais de Psicologia tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19. É o que aponta o levantamento realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) durante o mês de maio. De acordo com a pesquisa, 48,9% dos profissionais entrevistados responderam ter completado o ciclo de imunização com as duas doses, além de 7,1% vacinados com a primeira. Para a entidade, os números são positivos, principalmente, pela garantia de imunização contra o vírus a profissionais com atuação na linha de frente da doença.

Responsável pelo levantamento, o conselheiro do CRP18-MT Alcindo Rosa, explica que o resultado deve ser celebrado. Pela amostra representativa dos participantes da pesquisa, em torno de 12%, a imunização completa contra a Covid-19 é satisfatória. Dos municípios do estado, a maioria dos vacinados é de Cuiabá (49%), possui de 30 a 40 anos (41,1%), e atua no setor privado (58,6%).

“Se levarmos em consideração que metade dos que responderam já tomaram as duas doses, significa que no cenário maior, com cerca de 5 mil psicólogos inscritos no CRP18-MT em Mato Grosso, a imunização é bastante relevante. Demonstra o interesse da categoria em se vacinar e também os esforços do Conselho para que os profissionais sejam imunizados. Somos a favor da vacina para todos”, completa Alcindo.

Segundo dados do Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, em Mato Grosso, a taxa de imunização completa da população é de 8,21%, sendo a quinta mais baixa do país. A taxa da primeira dose está em 18,40%. Já o número de casos confirmados da doença, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), passa dos 417 mil, com 11,2 mil mortes.

Fonte: CRPMT