Covid-19: Pesquisa aponta imunização completa em 48,9% dos profissionais da Psicologia em Mato Grosso

Covid-19: Pesquisa aponta imunização completa em 48,9% dos profissionais da Psicologia em Mato Grosso

CRPMT 18

Em Mato Grosso, pelo menos metade do quadro de profissionais de Psicologia tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19. É o que aponta o levantamento realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) durante o mês de maio. De acordo com a pesquisa, 48,9% dos profissionais entrevistados responderam ter completado o ciclo de imunização com as duas doses, além de 7,1% vacinados com a primeira. Para a entidade, os números são positivos, principalmente, pela garantia de imunização contra o vírus a profissionais com atuação na linha de frente da doença.

Responsável pelo levantamento, o conselheiro do CRP18-MT Alcindo Rosa, explica que o resultado deve ser celebrado. Pela amostra representativa dos participantes da pesquisa, em torno de 12%, a imunização completa contra a Covid-19 é satisfatória. Dos municípios do estado, a maioria dos vacinados é de Cuiabá (49%), possui de 30 a 40 anos (41,1%), e atua no setor privado (58,6%).

“Se levarmos em consideração que metade dos que responderam já tomaram as duas doses, significa que no cenário maior, com cerca de 5 mil psicólogos inscritos no CRP18-MT em Mato Grosso, a imunização é bastante relevante. Demonstra o interesse da categoria em se vacinar e também os esforços do Conselho para que os profissionais sejam imunizados. Somos a favor da vacina para todos”, completa Alcindo.

Segundo dados do Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, em Mato Grosso, a taxa de imunização completa da população é de 8,21%, sendo a quinta mais baixa do país. A taxa da primeira dose está em 18,40%. Já o número de casos confirmados da doença, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), passa dos 417 mil, com 11,2 mil mortes.