Conselhos participam de reunião da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social

Conselhos participam de reunião da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social

CRPMT 18

O CRP18-MT foi um dos Regionais presentes na reunião da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas), em Brasília (DF), no último final de semana. O encontro reuniu membros da atual gestão da comissão, que encerra o triênio neste ano, apresentando as atividades já realizadas e organizando as discussões que seguirão em andamento pela próxima Diretoria.

De acordo com a representante do CRP18-MT na reunião, a conselheira Vanessa Rosa, o encontro abordou entre os temas a atual conjuntura do Sistema Único de Assistência Social, incluindo discussões em torno dos impactos da PEC 214/2016, que congela os gastos em serviços públicos (assistência social, educação, previdência e saúde) pelos próximos 20 anos.

A Lei da Escuta e a Escuta Especializa no SUAS e outros mecanismos ligados à Justiça também foram debatidos entre os representantes, principalmente no que abrange as problemáticas e sobrecarga de trabalho sobre os profissionais de Psicologia.

“Foi uma reunião importante para ter conhecimento sobre o que tem sido feito, mas, principalmente, voltar nossa atenção para o que ainda precisa ser realizado. A Conpas seguirá com discussões a respeito da I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS, material da Campanha Nacional de Combate ao Preconceito contra Usuárias e Usuários do SUAS, Seminário Pop Rua, Diálogos Digitais (Campanha Calamidades e Emergências, LGBTI+, entre outros projetos”, pontua Vanessa.

Criada em 2014, a Conpas tem como principal objetivo o fortalecimento da atuação profissional da Psicologia no SUAS, visando a melhoria da qualidade técnica, condições e relações de trabalho na consolidação dos direitos socioassistenciais.

Com o encerramento da atual gestão (triênio 2016-2019), a próxima Diretoria será indicada em plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP).