Conselho realiza pesquisa para identificar as dificuldades enfrentadas pela categoria diante pandemia da Covid-19

Conselho realiza pesquisa para identificar as dificuldades enfrentadas pela categoria diante pandemia da Covid-19

CRPMT 18

 

A atuação da psicologia na Política de Assistência Social cresceu e se expandiu a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que com a publicação da Resolução de n° 17 de 20 de junho de 2011, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que ratifica a composição das equipes de referência da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH SUAS), a Psicologia passa a compor obrigatoriamente os serviços socioassistenciais em todos os níveis de complexidade.

A Comissão de Psicologia na Assistência Social, instituída no III Plenário do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT), tem desenvolvido ações de orientação à categoria no que concerne a sua atuação no SUAS.

Com a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), e sua classificação mundial como pandemia, e a partir da publicação do Decreto ​Federal nº 10.282, de 20 de Março de 2020, estabelece em seu Art. 3º, §1º os serviços públicos e atividades essenciais indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, dentre os quais encontra-se a ​assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade (inciso II), evidenciou os desafios e as fragilidades no campo das políticas públicas.

Diante deste cenário, a Comissão de Psicologia na Assistência Social do CRP18-MT elaborou um questionário online com a finalidade de identificar as principais dificuldades enfrentadas pela categoria no seu exercício profissional, para subsidiar as ações desta autarquia oportunizando o diálogo para o fortalecimento da atuação de psicólogas e psicólogos no âmbito do SUAS.

A pesquisa será divulgada nas redes sociais do CRP18-MT, como também serão encaminhadas as(os) profissionais em seus respectivos e-mails cadastrados.

Para responder a pesquisa clique aqui.