Conselho Federal de Psicologia realiza Censo da Psicologia Brasileira até 6 de novembro

Conselho Federal de Psicologia realiza Censo da Psicologia Brasileira até 6 de novembro

CFP

O Conselho de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) está apoiando o Censo da Psicologia Brasileira, lançado dia 6 de outubro pelo Conselho Federal de Psicologia. A pesquisa objetiva mapear as diversas realidades de atuação profissional da categoria. A proposta é que a participação se dê de forma remota, efetivada por meio de preenchimento de formulário eletrônico que estará disponível entre os dias 6 de outubro e 6 de novembro. Acesse o link e participe https://site.cfp.org.br/censopsi.

A iniciativa ocorre no marco dos 60 anos da profissão no país e visa dar protagonismo a psicólogas e psicólogos como forma de identificar os rumos da Psicologia nos próximos anos.

A demanda surge da necessidade de conhecimento para se pensar o futuro da profissão, em um contexto crescente de dificuldades para as(os) trabalhadoras(es). Entre elas, a análise do processo de precarização do trabalho que aflige o campo da Psicologia, parte de um fenômeno crescente no mundo do trabalho em geral.

A segunda, que emergiu com maior intensidade no contexto da pandemia da Covid-19, consiste em mapear o avanço do uso de novas tecnologias de comunicação e informação. A pesquisa será, também uma oportunidade para se conhecer a realidade da avaliação psicológica, atividade básica e tão ameaçada ultimamente, assim como explorar concepções acerca de direitos humanos e democracia, tão centrais no atual momento.